Folha de S. Paulo


Julgamento do Carandiru tem repercussão na imprensa internacional

A condenação de 23 policiais militares por participação no Massacre do Carandiru teve repercussão em jornais e sites de notícias internacionais neste domingo (21).

Veja especial do Massacre do Carandiru
PMs do Carandiru são condenados a 156 anos
Deputado acredita que decisão será revista
Promotoria comemora condenações e diz que justiça foi feita
Advogada de defesa de policiais diz que irá recorrer

Cada um dos policiais foi condenado a 156 anos de prisão. Três dos 26 réus foram inocentados a pedido do Ministério Público. A sentença foi proferida na madrugada desde domingo (21) pelo juiz José Augusto Marzagão, no Fórum da Barra Funda, zona oeste de São Paulo.

Reprodução
O espanhol El País destacou que a polícia brasileira é uma das mais violentas do mundo
O espanhol El País destacou que a polícia brasileira é uma das mais violentas do mundo

A rede de notícias britânica BBC noticiou em sua página na internet a condenação dos réus pelo envolvimento "em notório massacre em uma prisão em São Paulo", ressaltando que ainda restam muitos policiais a serem julgados.

Ainda serão realizados outros três júris, e 56 PMs aguardam julgamento.

O jornal espanhol El País afirmou que "foram necessários mais de 20 anos para que fosse feita a justiça sobre o massacre na prisão do Carandiru", e destacou que a polícia brasileira é uma das mais violentas do mundo.

A agência de notícias francesa AFP também noticiou a condenação dos 23 PMs nesta manhã.

Os policiais militares foram condenados pela morte de 13 presos no massacre ocorrido em outubro de 1992, quando a Polícia Militar, comandada pelo coronel Ubiratan Guimarães, invadiu o pavilhão 9 da Casa de Detenção, para colocar fim em uma rebelião.

A advogada Ieda de Souza, responsável pela defesa dos 26 réus, disse que irá recorrer da decisão. Ela considera ser possível anular o julgamento porque a decisão foi "manifestadamente contrária a prova dos autos".

Reprodução

Endereço da página:

Links no texto: