Folha de S. Paulo


Promotoria comemora condenações e diz que justiça foi feita

Em entrevista dada na madrugada deste domingo após a condenações de 23 policiais militares pela morte de 13 presos no Massacre do Carandiru, os promotores do caso se mostraram satisfeitos com a pena de 156 anos dada aos policiais condenados.

Análise: Condenação de PMs desencoraja abuso policial, diz advogado
Deputado acredita que decisão será revista
Veja como foi a cobertura da Folha do Massacre do Carandiru
Advogada de defesa de policiais diz que irá recorrer
Veja especial do Massacre do Carandiru

O promotor Marcio Friggi afirmou que a decisão dos jurados mostra que "a justiça foi integralmente feita" e que a escolha do júri foi uma resposta da sociedade em relação ao comportamento esperado dos policiais. "Os bons policiais vão ser sempre homenageados, os que agem de forma criminosa, não", disse.

Outro promotor, Fernando Pereira da Silva, disse estar satisfeito com a decisão e com a pena dada pelo juiz José Augusto Marzagão. Fernando afirmou que estava confiante desde o início devido ao amparo técnico que a equipe tinha. "A punição aplicada foi adequada, agora só nos resta aguardar as datas dos próximos julgamentos". Outros 56 policiais foram acusados e ainda aguardam julgamento.

A promotoria afirmou ainda que não sabe se um dos policiais absolvidos neste domingo, que não foi condenado por não estar no mesmo andar dos outros réus durante a ação, poderá ser julgado numa data futura. Segundo os promotores será necessário fazer uma análise da viabilidade técnica para saber se é possível apresentar uma nova denúncia contra ele.

A promotoria considerou as três absolvições justas e adequadas.


Endereço da página:

Links no texto: