Folha de S. Paulo


Polícia investiga participação de PMs em crimes na Grande SP

A força-tarefa de 12 delegados da Polícia Civil, criada para investigar os homicídios na Grande São Paulo, suspeita que policiais militares estejam envolvidos nos crimes. Uma das linhas de investigação é que esses policiais participem de um grupo de extermínio.

Após mortes, dois ônibus são incendiados na Grande São Paulo
Polícia investiga relação entre ataques na Grande SP; 4 foram mortos
Ataques deixam quatro mortos e sete feridos na Grande SP

Oficialmente, a Secretaria da Segurança Pública informou que essa não é a única suspeita. Segundo a pasta, ao que tudo indica, os ataques que deixaram quatro mortos e sete feridos nas cidades de Osasco e Carapicuíba têm ligação entre si. Entretanto, detalhes sobre os suspeitos não foram divulgados para que as investigações não sejam prejudicadas.

Conforme quatro delegados ouvidos pela Folha, as outras hipóteses para os crimes são briga entre traficantes, que querem desestabilizar a área de seus adversários, ou entre as vítimas e os atiradores. Essa última é a menos provável, segundo esses policiais.

Ao menos um suspeito foi identificado. Os delegados esperam prendê-lo até o início da próxima semana. Nenhuma das 11 pessoas baleadas nos ataques tinham antecedentes criminais.

INCÊNDIOS

Após os tiroteios, dois ônibus foram incendiados nas regiões onde os crimes ocorreram. Segundo o depoimento do cobrador e do motorista do coletivo incendiado em Carapicuíba, três homens encapuzados entraram no veículo e pediram para que os cerca de 50 passageiros descessem do veículo. Eles faziam gestos como se estivessem armados.

Quando os bandidos perceberem que todos já haviam descido, jogaram gasolina, atearam fogo e fugiram.

A suspeita da polícia é que os crimes foram motivados pelas mortes que ocorreram na região.

Marlene Bergamo/Folhapress
Onibus é queimado em Osasco após quatro morrerem em ataques na Grande São Paulo
Onibus é queimado em Osasco após quatro morrerem em ataques na Grande São Paulo

CRIMES

Na noite de quarta, quatro pessoas foram baleadas em um ataque em Osasco. Diego Denílson Câmara de Lira, 18, não resistiu aos ferimentos e morreu. Segundo a PM, as vítimas disseram que estavam em um bar quando foram abordadas por dois suspeitos num Vectra prata, que dispararam contra eles e fugiram.

Ainda de acordo com a polícia, Diego era procurado por tráfico de drogas. A ocorrência foi registrada às 23h15.

A cerca de 10 km, após um intervalo de cerca de dez minutos, outro crime foi registrado em Carapicuíba, também na Grande São Paulo. Sete pessoas foram atingidas por tiros que teriam partido também de um carro prata, de acordo com o depoimento de testemunhas.

Cinco delas estavam em frente a um bar. Uma pessoa morreu no local e outra a caminho do hospital. Outras três ficaram feridas e foram levadas a prontos-socorros da região. Nos dois casos, pelo menos quatro pessoas morreram e sete ficaram feridas.

A um quilômetro dali, outras duas pessoas foram baleadas, uma delas morreu. A Polícia Civil investiga a relação entre os ataques.(AFONSO BENITES E FELIPE SOUZA)


Endereço da página:

Links no texto: