Folha de S. Paulo


Professores iniciam greve a partir da próxima semana, diz Apeoesp

Os professores da rede estadual de educação devem iniciar na próxima segunda-feira greve por tempo indeterminado em São Paulo. A paralisação foi determinada em assembleia realizada nesta sexta-feira durante um protesto que fechou a avenida Paulista e a rua da Consolação.

Por volta das 18h20, os cerca de 1.500 professore (segundo dados da Polícia Militar) já chegavam à praça da República, onde devem fazer um ato na frente da Secretaria de Educação. A rua da Consolação ainda tinha bloqueio total, no sentido centro, devido à grande quantidade de pessoas.

De acordo com a Apeoesp, sindicato da categoria, os professores reivindicam reposição salarial de 36,74% e complementação do reajuste referente a 2012; cumprimento da lei do piso --no mínimo 33% da jornada para atividades de formação e preparação de aulas--, fim dos descontos de faltas e licenças médicas para efeito de aposentadoria especial; entre outas.

Com o protesto, o trânsito estava complicado na região central de São Paulo por volta das 18h20. Ao todo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrava, 161 km de lentidão em toda a cidade, o que corresponde a 18,5% dos 868 km de vias monitoradas. O índice estava abaixo da média, que é de 20,1%.

A pior via era marginal Tietê, com 16,2 km de congestionamento na pista expressa, no sentido Ayrton Senna. As filas se estendiam da ponte dos Remédios até a ponte Jânio Quadros, e eram provocadas pelo excesso de veículos. Ao todo, a marginal tem 23,5 km de filas.

OUTRO LADO

A Secretaria Estadual de Educação afirmou, em nota, que a Apeoesp "se pauta por uma agenda político-partidária completamente alheia ao compromisso centrado no aprendizado dos alunos" e acrescentou que o governo "implantou em 2011 uma inédita política salarial e que nesta semana encaminhou à Assembleia Legislativa um projeto de lei complementar para conceder novo aumento aos profissionais da Educação".

A secretaria afirmou ainda que cumpre integralmente a lei nacional do piso salarial do professor.


Endereço da página:

Links no texto: