Folha de S. Paulo


Conselho de Medicina apoia maior acesso à pílula do dia seguinte

A ampliação do acesso à pílula do dia seguinte feita pelo Ministério da Saúde ganhou, nesta quarta-feira (17), o apoio do CFM (Conselho Federal de Medicina).

Ministério facilita acesso à pílula do dia seguinte
Análise: Desinformação é entrave para a prevenção

Matéria publicada pela Folha nesta quarta revelou que o ministério distribuiu 175 mil cartilhas à rede pública de saúde com orientações sobre a utilização do contraceptivo de emergência --trata-se do primeiro protocolo do governo sobre o tema.

No livreto, a pasta diz que o comprimido pode ser entregue às mulheres pelos enfermeiros; ou seja, sem a necessidade de apresentação de uma prescrição médica.

O assunto foi discutido pelo plenário do CFM nesta quarta e ganhou o apoio de todos os conselheiros presentes. "É uma boa iniciativa do Ministério da Saúde, no sentido de que pode diminuir o número de óbitos que ocorrem por abortamentos clandestinos", afirma Desiré Callegari, 1º secretário do conselho.

Uma resolução do CFM sobre o uso do contraceptivo de emergência, de 2006, cita que "cabe ao médico a responsabilidade pela prescrição do anticoncepção de emergência como medida de prevenção" à gravidez indesejada.

Para Callegari, porém, não é necessária uma alteração nessa regra, que pode vir a ser utilizada ao pé da letra quando melhorar o acesso ao médico na saúde pública.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: