Folha de S. Paulo


Prédio atingido por ônibus passa por vistoria em Ipanema, no Rio

O prédio atingido por um ônibus, no início da manhã desta quarta-feira, em Ipanema, zona sul do Rio, foi vistoriado por uma equipe da Defesa Civil Municipal, que disse não ter havia qualquer dano estrutural. A entrada do local foi liberada após ficar bloqueada pelo veículo.

Testemunhas disseram à Folha que uma jovem que dirigia um Ford Focus bateu, por volta das 6h45, no ônibus da linha 435 (Grajaú-Gávea), da viação Estrela Azul, na altura de um semáforo. Com isso, o coletivo, que levava apenas um passageiro, invadiu a calçada, atingiu uma banca de jornal e ficou preso na marquise de uma lanchonete e do prédio.

Quatro pessoas ficaram levemente feridas no acidente. Entre as vítimas estava o motorista do ônibus, o passageiro e duas pessoas que estavam na banca de jornal. De acordo com os bombeiros, elas foram atendidas no local e liberadas.

Ao menos 70 pessoas estavam no prédio no momento do acidente. No edifício de oito andares há 71 apartamentos, sendo que no primeiro andar funcionam apenas salas comerciais.

Bruno Poppe/Frame/Folhapress
Ônibus perde o controle, bate em carro, atinge banca de jornal e fica preso em lanchonete no Rio de Janeiro
Ônibus perde o controle, bate em carro, atinge banca de jornal e fica preso em lanchonete no Rio de Janeiro

Em entrevista à Folha o síndico do prédio, Paulo Ferreira de Castro Monteiro, 58, disse que os moradores e comerciantes tiveram que passar por dentro do ônibus para entrar e sair do edifício até o veículo ser rebocado, às 9h15. Ele afirmou que até as 16h ainda havia risco de acidente na calçada.

"A gente continua com passagem bloqueada, tem que entrar e sair com muito cuidado porque está cheio de cacos de vidro e pedaços da banca destruída", afirmou Monteiro.

De acordo com a Defesa Civil, apenas o entorno da marquise danificada foi isolado para a realização de obras de reparo. "Essa área foi isolada por precaução porque tinha risco do gesso cair", disse o órgão, através de sua assessoria de imprensa.

O síndico do prédio afirmou que já acionou a seguradora para restaurar a entrada do prédio. "A empresa do ônibus já entrou em contato com a gente, mas vamos deixar a indenização para depois", disse.

Uma testemunha que mora na região afirmou à polícia que ªo motorista de ônibus seguia tranquilo na mão certa quando foi atingido pelo carroº. As duas vítimas que estavam na banca disseram à polícia que iriam realizar corpo de delito na tarde de hoje. O caso foi registrado na 14ã DP (Leblon).

Por volta das 10h, as duas pistas da rua Visconde de Pirajá foram liberadas. A Secretaria Municipal de Transportes informou que as imagens da câmera do ônibus e das ruas do entorno serão cedidas à polícia para ajudar na investigação. A Folha tentou contato com a empresa do transporte, mas não obteve retorno.

OUTROS ACIDENTES

A Polícia Civil registrou ao menos cinco acidentes graves com ônibus neste mês no Estado do Rio. Na terça (16), um veículo tombou na rodovia RJ-104, em São Gonçalo, região metropolitana, e deixou 26 feridos.

No domingo (14), outras 29 pessoas ficaram feridas num acidente com ônibus em Parada de Lucas, zona norte. Outro acidente grave, no dia 10, matou a jovem Tatiana Ferreira Lúcio, 28, e feriu uma mulher e duas crianças em Quintino, também zona norte.

No dia 2, uma briga entre um motorista e um passageiro provocou a morte de sete pessoas e deixou ao menos 11 feridos após o ônibus cair de um viaduto na avenida Brasil, altura da Ilha do Governador (zona norte), sentido centro.


Endereço da página:

Links no texto: