Folha de S. Paulo


Análise: Desinformação é entrave para a prevenção da gravidez

A pílula de emergência já é distribuída no SUS há oito anos, mas são vários os entraves que ainda impedem o acesso a ela nas unidades públicas de saúde.

Ministério da Saúde facilita acesso à pílula do dia seguinte

A exigência da receita médica é, sem dúvida, o maior deles. Porém, há outra barreira ainda mais perversa que afeta o público-alvo da pílula: as adolescentes.

Muitos postos exigem a presença de pais e responsáveis para liberar contraceptivo, mesmo com diretrizes do Ministério da Saúde que garantem o direito à privacidade e ao sigilo dos dados.

Um contrassenso se o objetivo da pílula é a prevenção de uma gestação indesejada.

Esses entraves afetam as mais pobres e ajudam a ampliar as desigualdades na saúde. Mulheres com recursos vão até uma farmácia e compram a pílula sem nenhuma restrição, mesmo sendo um remédio tarja vermelha, que exigiria prescrição.

A pílula já gerou muita polêmica e alguns municípios chegaram a vetá-la sob alegação de que seria abortiva --o que não é real, porque ela só age antes da implantação do óvulo fecundado no útero.

Havia ainda o temor da banalização do uso e que fosse adotada como contraceptivo de rotina --o que também não se confirmou em estudos.

Vencido os mitos, agora é hora de vencer as falhas na distribuição e a desinformação por parte de funcionários dos postos e das mulheres.

Muitas não sabem como usar pílula corretamente. Chegam a tomá-la quando percebem atraso menstrual, o que não terá mais efeito.

Isso mostra a enorme lacuna que existe na educação sexual dos jovens e a necessidade de programas efetivamente voltados para eles.


Endereço da página:

Links no texto: