Folha de S. Paulo


Júri sobre mortes no Carandiru é retomado com testemunhas de defesa

O julgamento sobre a morte de 111 presos dentro da penitenciário do Carandiru, em 1992, será retomado na manhã desta terça-feira com as testemunhas de defesa. A expectativa é que o júri dure até ao menos o final da semana. Ao todo, 26 PMs estão sendo julgados nessa parte do processo.

Acompanhe o julgamento do massacre ao vivo
Perito diz que foi impedido de entrar no Carandiru após massacre
PM atirou em preso que iria se render, diz agente penitenciário
'Senti o sangue quente escorrer', diz sobrevivente em júri
Testemunha diz que policiais atiraram até de helicóptero
Testemunha diz acreditar que teve mais mortes no massacre

No primeiro dia de júri, ocorrido na segunda-feira, foram ouvidas as cinco pessoas arroladas pela acusação. O último foi o perito criminal Osvaldo Negrini Neto que afirmou ter sido impedido de entrar na penitenciária após o crime e que quando conseguiu viu que a cena já tinha sido modificada.

"Ficou claro para mim que não queriam que fosse feita a perícia. O local foi lavado, as celas já estavam reorganizadas. A única coisa que não conseguiram mudar foram os indícios de marcas de bala nas paredes das celas", disse o perito que apontou não haver evidência de que presos tenham atirado contra policiais.

Antes de Negrini Neto, foi ouvido o agente penitenciário Moacir dos Santos. Ele definiu o episódio como uma execução e disse ainda que mesmo após o Massacre, presos que já estavam no pátio, rendidos, nus, foram levados pela polícia de volta para o prédio para retirar corpos de mortos e acabaram fuzilados.

Antes dele, foram ouvido ainda três ex-detentos do Carandiru. Luiz Alexandre de Freitas disse ter sobrevivido porque se escondeu sob corpos. "Escondi debaixo dos mortos para não morrer também",

Outra testemunha foi Marco Antônio de Moura, que afirmou que policiais atiraram em direção à cadeia de dentro de um helicóptero. "Tinha presos que estavam no telhado, tentando fugir. Todos foram atingidos por essas balas e morreram".

Foi ouvido ainda o ex-detento, Antônio Carlos Dias, que disse acreditar que o número de mortos no massacre foi ao menos o dobro dos 111 divulgados oficialmente. "Só os corpos que vi saindo do segundo andar eram mais de cem pessoas. Esses 111 eram as pessoas que tinham família, que recebiam visitas", disse.

Editoria de Arte/Folhapress
Clique para ler
Clique para ler

Endereço da página:

Links no texto: