Folha de S. Paulo


Suspeito de matar taxistas ensinava informática a crianças no RS

O suspeito de matar seis taxistas em sequência no mês de março era instrutor de informática para crianças em uma empresa de cursos técnicos em Porto Alegre (RS). Luan Barcelos, 21, foi preso no último sábado (13) e, segundo a Polícia Civil, confessou os crimes.

Estudante preso confessa morte de seis taxistas no RS, diz polícia

Três taxistas foram mortos na madrugada do último dia 30 na capital gaúcha. Dois dias antes, outros três tinham sido assassinados na fronteira com o Uruguai: dois em Santana do Livramento e um no município uruguaio de Rivera.

A polícia chegou até o suspeito analisando imagens de câmeras de segurança e rastreando celulares. O aparelho de uma das vítimas da fronteira foi achado no apartamento do suspeito durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão.

Em seu perfil no Facebook, Barcelos afirma que é estudante universitário de gestão imobiliária em uma faculdade da região metropolitana. A Ulbra, instituição onde ele dizia estudar, nega, porém, que ele tenha se matriculado. Anteriormente, ele serviu o Exército no Rio Grande do Sul.

Segundo a polícia, o preso não tinha antecedentes criminais. A motivação para os crimes, de acordo com a investigação, era financeira.

A Polícia Civil deve pedir a prisão preventiva nesta segunda-feira (15). Também pretende ouvir um motorista de um outro táxi que fez uma corrida para o suspeito na madrugada dos crimes em Porto Alegre.

O inquérito sobre o caso está na fase final. Um teste feito com o reagente Luminol em um casaco achado no apartamento mostrou vestígios de sangue. A polícia também afirma que encontrou as mesmas roupas que aparecem nas imagens das câmeras de segurança.

A reportagem não conseguiu localizar advogados do preso.

Tarlis Schneider/Acuracia Fotojornalismo/Folhapress
Dezenas de taxistas protestaram no fim de março pelas ruas de Porto Alegre reivindicando mais seguranca para os profissionais da categoria
Taxistas protestaram no fim de março pelas ruas de Porto Alegre reivindicando mais seguranca para os profissionais da categoria

PROTESTOS

No fim de março, motoristas protestaram contra a morte dos taxistas e fecharam a rua Garibaldi, em Porto Alegre, próxima à rodoviária. Houve congestionamento no local.

Outros cem taxistas fizeram carreata até a residência do governador, Tarso Genro (PT), e exigiram mais segurança na capital. Na ocasião, eles foram recebidos pelo governador e pelo secretário estadual de Segurança Pública, Airton Mitchels.


Endereço da página:

Links no texto: