Folha de S. Paulo


Queda de avião bimotor no Pará deixa dez pessoas mortas

Um avião bimotor com dez pessoas a bordo que partiu de Belém na noite de terça-feira (12) sofreu um acidente quando passava por Monte Dourado, distrito da cidade de Almeirim, no noroeste do Pará, e caiu. Não houve sobreviventes.

Segundo a Infraero, a aeronave saiu às 19h17 do aeroporto de Belém e ia pousar no aeroporto de Monte Dourado. O avião era de propriedade da empresa de táxi aéreo Fretax. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas pela Aeronáutica.

O avião foi fretado para transportar funcionários da empresa Cesbe Engenharia e Empreendimentos, que realiza a construção da hidrelétrica de Santo Antônio do Jari, na divisa entre Pará e Amapá (a cerca de 20 km de Monte Dourado). O avião era do modelo Embraer 821 Carajá, prefixo PT-VAQ.

Além do piloto, havia nove passageiros a bordo, segundo a Fretax. Em nota, a empresa diz que a "aeronave encontrava-se plenamente aeronavegável e estava com todas as revisões atualizadas, e o tripulante com habilitação e exame médico válidos". Diz ainda que está tomando todas as providências junto aos familiares das vítimas.

A empresa Fretax disse também que atende a Cesbe nesse trajeto desde outubro de 2011 e que está dando apoio às investigações e às famílias das vítimas.

De acordo com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a aeronave estava em situação regular, com manutenção atualizada, e o piloto estava com habilitações e licença em dia.

O acidente está sendo investigado pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e pela Polícia Civil. Uma equipe de peritos já foi até o local.

Os corpos das vítimas foram transferidos para o IML (Instituto Médico Legal) na noite desta desta quarta-feira (13). As pessoas a bordo serão identificadas por meio de exame de DNA. Os nomes das vítimas não foram divulgados.


Endereço da página: