Folha de S. Paulo


Aeroporto de Porto Velho (RO) é fechado após falha em avião cargueiro

O Aeroporto Internacional Jorge Teixeira, em Porto Velho (RO), permanece fechado desde às 9h22 (hora local), para pousos e decolagens.

Um Boeing 727 da companhia aérea Rio, ficou atravessado na cabeceira da pista após tentar pouso e só parou quando chegou à grama lateral.

O avião cargueiro transportava de Cuiabá (MT) para Porto Velho 8 toneladas de correspondências e encomendas dos Correios para os Estados de Rondônia e Acre.

A Infraero informou que o avião saiu da pista e atolou o trem de pouso na grama, a 20 metros do asfalto, mas não sofreu danos. Os três tripulantes não tiveram ferimentos.

Foram cancelados 20 voos de oito empresas que fazem táxi aéreo e trechos nacionais foram cancelados. Cerca de 400 pessoas aguardaram durante a manhã desta terça-feira (5) orientações da Infraero e das companhias aéreas no saguão do aeroporto.

O piloto teve que fazer uma manobra para impedir um acidente maior. "O trem de pouso da parte dianteira demorou a descer. O sistema de frenagem que auxilia na parada do avião também falhou. A aeronave não alcançou a velocidade padrão de parada. Tive de jogar o avião para o lado esquerdo e ficamos atolados. Do contrário, havia o risco de explosão com uma colisão após a pista", disse o comandante Francisco Lima.

Profissionais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) de Manaus (AM) estão sendo aguardados em Porto Velho para analisar as causas do incidente.

"Estamos preparando a remoção da aeronave. Aguardamos apenas liberação do Comando Militar da Aeronáutica para liberar os pousos e decolagens", disse Vicente Silva, superintendente local da Infraero.

A carga que estava no voo segue nesta tarde em comboio para o Acre, distante 500 km, pela rodovia federal BR-364.


Endereço da página: