Folha de S. Paulo


Praias também são preferidas pelos hippies durante o verão

O calor e o movimento de turistas nas praias durante o verão atraem não só moradores de rua em busca de ajuda, mas também aqueles que decidem viver sem endereço por filosofia de vida.

No verão, moradores de rua descem para o litoral de São Paulo

Sozinhos ou em família, hippies chegam de longe ou de perto para passar a temporada no litoral.

O termo, que tem origem no movimento liberal e contestador iniciado nos anos 1960, hoje praticamente se aplica a nômades de cabelos compridos e roupas largas que se sustentam, em geral, vendendo artesanato.

Em Caraguatatuba, no litoral norte de SP, praças da cidade reúnem dezenas deles durante o dia. À noite, a maioria não tem onde ficar e precisa encontrar abrigo. Como a região não tem albergues, a alternativa é dormir num quiosque de praia ou debaixo do toldo de uma loja.

Na bagagem, carregam poucas roupas, o material de produção das peças de artesanato e o mostruário feito de tubos de PVC e tecido. É onde expõem colares, brincos e pulseiras que tentam vender aos turistas.

O nordestino Paulo de Lima Silva, 38, hippie há 20 anos, estava em Jundiaí antes de descer a serra.

Ele diz que leva em conta a maior circulação de pessoas no momento de escolher o destino para o verão. Assim, afirma, terá mais chances de vender as peças que produz.

"Quando chegamos numa cidade, a gente costuma ficar em grupo, pois tudo mundo se ajuda. Aqui mesmo tem dezenas sem ter onde ficar, com família, crianças. Então procuramos um abrigo para passar a noite e cada dia ficamos num lugar diferente", diz.

Wagner de Godoi, 32, chegou à cidade com a esposa Manuela e o filho Emanuel, 1. Ele, que toca violão, conta que seus pais já eram hippies e que sempre viveu assim, vendendo artesanato e fazendo apresentações musicais.

Godoi diz que tem uma "base" em Mogi das Cruzes, mas que passa temporadas com a família em diferentes cidades, de acordo com a época do ano, para ir ao encontro de mais movimento. (RICARDO HIAR)


Endereço da página:

Links no texto: