Folha de S. Paulo


Polícia e Marinha retomam investigação em navio onde turista morreu

A Polícia Federal e a Marinha retomaram, na manhã deste sábado (16), as investigações sobre a morte do arquiteto Luciano de Lucca, 30, que caiu do navio MSC Fantasia no último dia 9.

Arquiteto teve 'crise nervosa' antes de cair de cruzeiro, afirma parente
Corpo de arquiteto que caiu de navio será enterrado hoje em SP
Corpo de arquiteto que desapareceu após cair de navio é localizado
Buscas por turista que caiu de cruzeiro se estendem a alto-mar
Passageiro que caiu de navio estava com mais três pessoas na cabine

Um tripulante, de origem indiana, morreu na sexta-feira (15), em Salvador, durante o cruzeiro que De Lucca faria. Ele ficou internado por três dias na capital baiana. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou que ele sofria de leucemia aguda.

A Capitania dos Portos de São Paulo ouviu, na manhã deste sábado, três pessoas que estavam no navio, mas não informou a identidade dos interrogados.

Arquivo Pessoal
Lu de Lucca caiu do navio MSC Fantasia, que faria um cruzeiro de carnaval com destino ao Rio de Janeiro
Luciano de Lucca caiu do navio MSC Fantasia, que faria um cruzeiro de carnaval com destino ao Rio de Janeiro

Também foram solicitadas imagens das câmeras de monitoramento do MSC Fantasia, além do diário de bordo, que traz o detalhamento de todas as ocorrências da embarcação, e a relação completa dos tripulantes e passageiros.

Um inquérito administrativo foi aberto pela Capitania dos Portos para apurar as causas e a responsabilidade pelo incidente. A previsão é que as investigações se encerrem em 90 dias.

OUTRO LADO

Em nota, a MSC Cruzeiros confirma que um tripulante indiano passou mal na terça-feira (12) e que foi imediatamente transferido para um hospital de Salvador, onde o navio estava atracado.

A empresa ressalta que o tripulante foi acompanhado e monitorado por equipe médica responsável e que deu todo o suporte ao tripulante. Segundo relatório médico do hospital, ele teve leucemia e morreu na sexta-feira (15).

Sobre a liberação do navio de cruzeiros, a empresa destaca que avisou as autoridades sobre o caso. Somente após vistoria da Anvisa e da equipe médica do navio é que a embarcação foi liberada para continuar a viagem.

A companhia lamenta a perda de um de seus tripulantes e se solidariza à família.

MORTE

Maior embarcação de cruzeiros a circular no Brasil, o MSC Fantasia estava prestes a deixar o porto de Santos, por volta das 18h30 do dia 9, quando Lucca caiu do 11º andar, de uma altura de aproximadamente 40 metros. Ele estava com outras três pessoas.

A Marinha e o Corpo de Bombeiros iniciaram buscas pelo turista no mesmo dia, mas o corpo foi encontrado somente na manhã de terça-feira (12).

As investigações preliminares da Polícia Federal apontaram que houve um acidente e descartaram a possibilidade de ele ter se suicidado ou ter sido lançado por outra pessoa. No enterro do arquiteto, um parente afirmou que ele sofreu uma crise nervosa momentos antes da queda.


Endereço da página:

Links no texto: