Folha de S. Paulo


Parentes de vítimas da Kiss se organizam para criar associação

Parentes de vítimas do incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), reuniram-se na manhã deste sábado (9) em um colégio da cidade para discutir a criação de uma associação que represente seus interesses.

Veja lista completa de mortos no incêndio
Veja imagens da boate Kiss após incêndio no RS
Após tragédia de Santa Maria, cidades gaúchas desistem de Carnaval
Fotos contradizem depoimento de sócio da Kiss

Segundo Adherbal Alves Ferreira, um dos pais que lidera o movimento, o objetivo é garantir apoio psicológico e jurídico às famílias. Ferreira perdeu a filha Jennefer Mendes Ferreira, 22 anos, que era estudante de psicologia, na tragédia que ocorreu na madrugada do último dia 27. Ao todo, foram 238 mortos.

"Fizemos um cadastro preliminar na reunião de hoje com 199 parentes. Ainda não estamos na fase de apontar culpados, ainda é cedo para isso, mas queremos proporcionar o amparo psicológico e jurídico às nossas famílias", disse ele após o encontro, acrescentando que a ideia foi bem recebida pela maioria dos parentes, embora "a situação ainda esteja muito à flor da pele".

Ferreira informou que o grupo está sendo apoiado pela Defensoria Pública do Rio Grande do Sul e por advogados que vão ajudar a elaborar um estatuto para formalizar a associação. Uma nova reunião está marcada para o próximo dia 23.

Para o defensor público do Rio Grande do Sul, Andrey Regis de Melo, que também participou do encontro, a organização formal das famílias pode tornar mais efetiva a garantia dos seus direitos, como no caso de ação indenizatória.

Segundo ele, o grupo vai analisar a experiência de associações constituídas por parentes de vítimas de tragédias aéreas no Brasil, que negociam na Justiça a responsabilidade pelas mortes, o valor e a forma de pagamento das indenizações.

"Ainda é muito precoce falarmos nisso, porque o inquérito policial está em andamento, mas acreditamos que a criação da associação também pode servir como um marco para a fiscalização e a prevenção de tragédias", disse.


Endereço da página:

Links no texto: