Folha de S. Paulo


Mais dez vítimas do incêndio na Kiss recebem alta hospitalar

O número de feridos internados no incêndio da boate Kiss, em Santa Maria, caiu para 65 nesta quinta-feira com a alta hospitalar de mais dez pacientes.

Veja lista completa de mortos no incêndio
Veja imagens da boate Kiss após incêndio no RS
Fotos contradizem depoimento de sócio da Kiss
Mais seis vítimas de incêndio na Kiss recebem alta

Ainda há 18 sobreviventes que precisam de ventilação mecânica e que são considerados casos mais complexos. Ontem, esse número era de 21.

A maioria dos sobreviventes ainda hospitalizados está internada em sete hospitais de Porto Alegre. Desde o início da semana passada, quatro jovens que haviam sido transferidos para a capital gaúcha após o incêndio morreram --o último deles anteontem.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que "alguns" pacientes que já deixaram os hospitais podem ter um quadro respiratório que exigirá um cuidado contínuo a longo prazo.

O ministério e o governo do Estado trabalham para criar um atendimento "uniforme" aos sobreviventes que já receberam alta. Um ambulatório fixo deve ser estruturado no Hospital Universitário de Santa Maria para monitorar essas pessoas.

Entre os jovens que receberam alta está a estudante Ingrid Goldani, 20, que conseguiu suportar a fumaça tóxica que tomou conta da casa noturna ao abrir um freezer do bar, puxar o ar de lá e prender a respiração.

Ela passou mal horas depois da tragédia, por ter aspirado o ar contaminado, e precisou ser transferida para uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Porto Alegre. Ingrid, que é estudante de enfermagem e também trabalhava na Kiss, ficou quatro dias na terapia intensiva.

Divulgação
Ingrid Goldani, 20, que respirou ar do freezer da boate Kiss e conseguiu escapar da fumaça
Ingrid Goldani, 20, que respirou ar do freezer da boate Kiss e conseguiu escapar da fumaça

INVESTIGAÇÃO

Ontem, policiais de Santa Maria encontraram fotos que desmentem o depoimento do sócio da boate Kiss, Elissandro Spohr, o Kiko. Ele afirmou em uma entrevista ao "Fantástico", da Rede Globo, que a banda Gurizada Fandangueira, que tocava na casa noturna quando começou o incêndio não havia usado fogos em shows anteriores na casa.

Apesar disso, as fotos encontradas mostram integrantes da banda fazendo shows pirotécnicos na boate. As imagens foram encontradas durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na casa de sete integrantes e pessoas que trabalhavam para a Gurizada Fandangueira.

Um vídeo divulgado na internet mostra como eram os efeitos pirotécnicos nos shows da Gurizada. Imagens publicadas em maio de 2011 exibem o uso de fogos de artifício na frente do palco. As faíscas sobem até cerca de 2 metros de altura. Durante a mesma apresentação também foram usados efeitos de fumaça.

Editoria de Arte/Folhapress
Conheça as principais falhas da tragédia que deixou mais de 200 mortos e 100 feridos em Santa Maria, no RS
Conheça as principais falhas da tragédia que deixou mais de 200 mortos e 100 feridos em Santa Maria, no RS

Endereço da página:

Links no texto: