Folha de S. Paulo


Sob investigação, bombeiros de Santa Maria recebem visita de cúpula da Segurança

A cúpula da Segurança Pública do Rio Grande do Sul esteve nesta segunda-feira (4) em Santa Maria e visitou o quartel dos bombeiros da cidade. A atuação de membros da corporação para concessão e renovação do alvará da boate Kiss está sendo investigada em um inquérito militar.

O alvará dos bombeiros da casa noturna estava vencido desde agosto de 2012. O dono da boate pediu em novembro uma vistoria para renová-lo, mas a visita dos bombeiros nunca ocorreu.

A concessão do primeiro alvará, em 2009, também está sob suspeita. Como apontou relatório do conselho de engenharia (Crea) revelado nesta segunda-feira, as saídas do local estavam em desacordo com as normas estaduais.

O secretário de Segurança Pública, Ayrton Michels, repetiu as palavras do governador, Tarso Genro (PT), que afirmou na semana passada que a Kiss não poderia estar funcionando.

"Agora vamos apurar por que ela estava funcionando", disse o secretário, em entrevista na delegacia regional de polícia.

"Tudo indica que há um compartilhamento de responsabilidades", afirmou.

Antes de deixar a delegacia, Michels fez uma "indagação aos jornalistas": "Em qualquer lugar do mundo, quem controla prazos de alvarás?", disse, referindo-se à administração municipal.

Pela legislação gaúcha, o alvará dos bombeiros é pré-requisito para a concessão do alvará de funcionamento, expedido pela prefeitura.

O prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer (PMDB) --adversário político do governador-- disse na semana passada que o alvará de funcionamento da Kiss estava válido até abril e que, portanto, não cabia à prefeitura interditar a boate.

O delegado regional Marcelo Arigony afirmou que a polícia analisa a legislação para saber quem deveria ter fechado a casa noturna.

Estiveram ainda em Santa Maria o delegado chefe da Polícia Civil, Ranolfo Vieira Jr., e o novo comandante-geral da Brigada Militar, à qual os bombeiros estão subordinados, Fábio Fernandes, que assumiu o cargo na sexta-feira, após a aposentadoria de seu antecessor.

Ambos fizeram menção à investigação sobre a atuação dos bombeiros de Santa Maria. "Iremos adotar as medidas institucionais necessárias", disse o comandante da Brigada Militar. (EDUARDO GERAQUE)

Editoria de Arte/Folhapress
Conheça as principais falhas da tragédia que deixou mais de 200 mortos e 100 feridos em Santa Maria, no RS
Conheça as principais falhas da tragédia que deixou mais de 200 mortos e 100 feridos em Santa Maria, no RS

Endereço da página:

Links no texto: