Folha de S. Paulo


Bike de Police Neto, vereador ciclista, é furtada no centro de SP

Vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de São Paulo, José Police Neto (PSD) teve sua bicicleta furtada ontem no centro da cidade, no início da tarde, perto de uma base da Polícia Militar.

Nova, a bicicleta Caloi com 21 marchas custa cerca de R$ 600. Com um ano e meio de uso praticamente diário, não vale mais do que R$ 300.

"Tudo o que posso desejar é que quem roubou a bicicleta pelo menos a use", diz Police.

Ele "estacionou" a bicicleta em dois locais ontem. Primeiro, na rua Libero Badaró, para reunião com secretários municipais. Depois, foi até o Café Girondino, na rua Boa Vista.

"Não fiquei ali mais de 40 minutos. Deixei a bicicleta amarrada no postinho, em frente ao posto da Polícia Militar. De qualquer lugar do posto eles podiam ver. Quando voltei, não estava mais."

Ele disse que, no posto, os policiais afirmaram que não viram o furto e que já ocorreram outros na região.

Dali, Police voltou a pé para a Câmara Municipal onde registrou, pela internet, boletim de ocorrência por furto.

"O boletim voltou porque não coloquei o número do chassi. Como ganhei de presente, não pedi nota fiscal da bicicleta, não tenho o número do chassi guardado."

Danilo Verpa/Folhapress
O vereador José Police Neto teve a bicicleta furtada em frente a um posto da Polícia Militar, no centro de SP
O vereador José Police Neto teve a bicicleta furtada em frente a um posto da Polícia Militar, no centro de SP

Quando foi presidente da Câmara, em 2011 e 2012, Police tinha direito a escolta policial, que o acompanhava também de bicicleta. Ao deixar o cargo, na virada do ano, ele perdeu direito à escolta.

Police disse que não vai deixar de pedalar. Desde 2010, quando começou, já perdeu 20 kg --hoje ele pesa 77 kg.

A PM diz que é "impossível visualizar da base policial uma bicicleta acorrentada naquele local por conta da visão prejudicada e do tamanho da bicicleta em relação as pessoas que por ali passam" --seriam 800 mil pessoas no horário.

Em nota, a PM argumenta que o local não é adequado para o estacionamento de bicicletas e informou que vai pedir à GCM (Guarda Civil Metropolitana) "para ceder imagens do local e hora informados para tentar identificar o delinquente". (EVANDRO SPINELLI)


Endereço da página: