Folha de S. Paulo


Justiça condena traficantes que invadiram hotel no Rio em 2010

Nove homens foram condenados a penas que variam de 14 a 21 anos de prisão pela invasão do Hotel Intercontinental, em São Conrado, zona sul do Rio, em agosto de 2010. A sentença é da juíza Angélica dos Santos Costa, da 25ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado.

De acordo com a decisão, os réus Alan Francisco da Silva, Vinícius Gomes da Silva, Washington de Jesus Andrade Paz, Rogério Avelino da Silva, Davi Gomes de Oliveira, Jackson Nascimento Gomes da Silva, Técio Martins da Silva, Victor Gomes Elói e Ítalo de Jesus Campos responderam pelos crimes de cárcere privado, sequestro, associação para o tráfico, porte de arma e resistência à prisão.

Os criminosos foram presos após policiais militares abordarem um grupo de traficantes da favela da Rocinha, na mesma região. Eles voltavam de um baile funk no morro do Vidigal (zona sul). Na fuga, invadiram o hotel e fizeram 35 reféns.

O TJ-RJ afirma que Antônio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, apontado como ex-chefe do tráfico da comunidade, será julgado pelos mesmos crimes em um outro processo.

21.ago.10/Reuters
Hotel Intercontinental, em São Conrado, zona sul do Rio; polícia quer ouvir novamente reféns da invasão
Hotel Intercontinental, em São Conrado, zona sul do Rio; polícia quer ouvir novamente reféns da invasão

INVASÃO

No dia 21 de agosto de 2010, o hotel, de cinco estrelas, estava com todos os 418 apartamentos ocupados, quando dez bandidos invadiram suas dependências e fizeram 35 reféns.

Com medo de novos ataques, turistas cancelaram reservas e vários hóspedes anteciparam a saída.

Os hóspedes relataram momentos de pavor. Um turista estrangeiro, que estava no 16º andar, amarrou um lençol na janela, mas foi convencido de que seria impossível fugir pela fachada.

Na ocasião, a PM negou que a ação tenha se iniciado após tentativa frustrada da polícia de fazer uma emboscada para prender Nem. A polícia alega que um grupo de 40 traficantes seguia em direção à favela quando a PM os encontrou.


Endereço da página:

Links no texto: