Folha de S. Paulo


Defesa Civil captura tubarão de 3 metros em São Sebastião (SP)

A Defesa Civil capturou na manhã de ontem um tubarão de 3 metros que encalhou na praia da Barra do Sahy, em São Sebastião, no litoral de São Paulo.

Dois fiscais ambientais também participaram da apreensão do animal que já estava morto, um tubarão anequim fêmea, que pesava cerca de 250 kg. A espécie pode atingir até 4 metros de comprimento e pesar mais de 500 kg.

O chefe da equipe da Defesa Civil, Carlos Eduardo dos Santos, o animal apareceu na praia na tarde de quarta-feira (16). "Alguns banhistas viram e acionaram os salva-vidas, mas o tubarão acabou não sendo mais visto e hoje apareceu encalhado na praia", conta.

No mesmo dia, moradores relataram terem visto ao menos dois tubarões nadando próximo à praia da Barra do Sahy.

O tubarão encalhado foi levado para a Fundamar (Fundação Mar), no centro da cidade. No local, o Instituto Argonauta, de Ubatuba, fará um estudo sobre o encalhe e a causa da morte.

Carlos Arfelli, pesquisador científico do Instituto de Pesca da cidade de Santos --também no litoral de SP--, afirma que não é natural um tubarão encalhar na praia. "Não dá para especificar a causa, mas não é o primeiro caso no litoral paulista. Na baixada santista temos o registro de duas situações", afirma.

De acordo com Arfelli, o tubarão anequim não costuma atacar os banhistas. "Ele não está envolvido em ataques a seres humanos, mas nada impede que isso possa ocorrer dependendo da situação", explica.


Endereço da página:

Links no texto: