Folha de S. Paulo


Novo prefeito de Curitiba promete melhorar transporte público

Eleito como oposição a um grupo político que detinha o poder havia 24 anos, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), assumiu o cargo com a promessa de requalificar o transporte público.

Em discurso, prefeito de Curitiba relembra mensalão e pede transparência
Prefeito de Londrina assume com promessa de resgatar credibilidade política
Prefeito de Maringá toma posse mas ainda pode perder cargo
Cesar Júnior promete "governo de resultados e sem moleza" em Florianópolis

Considerada modelo na área, Curitiba tem enfrentado lotação nos ônibus e queda do número de usuários, que migraram para os carros --com piora do trânsito.

Para simbolizar a busca por alternativas, Fruet foi à posse de bicicleta.

*

Folha - Qual é o significado de ir à posse de bicicleta?

Gustavo Fruet - Simboliza que ela pode ser uma alternativa para todos. O investimento em vias para automóveis é necessário, mas temos que priorizar o transporte público e incentivar alternativas. Revitalizar calçadas, fazer ciclofaixas e pensar em um novo modal para a cidade, que poderá ser o metrô.

A mobilidade urbana é um desafio mesmo em Curitiba?

Comparando Curitiba com outras capitais, a situação é confortável. Mas, comparando com sua história, é a situação mais desconfortável de todos os anos. O número de usuários de ônibus diminuiu, e o sistema vive um dos maiores déficits de sua história. O custo técnico da tarifa é R$ 2,90, mas o usuário paga R$ 2,60. É uma bomba-relógio.

A passagem vai subir?

Tem que deixar claro: [o sistema] não se sustenta, a não ser que o governo estadual subsidie a tarifa [como fez em 2012].

O sr. tem comentado que há problemas financeiros na prefeitura.

Tem empresa que não recebe desde fevereiro. Meu primeiro ato será o decreto da transparência. Vou pedir a revisão de todos esses contratos e só vou pagar o que estiver comprovado com prestação de serviço. Para isso, estou pedindo cem dias.

O sr. nomeou sua mulher e sua irmã como secretárias. É nepotismo?

Não. O mesmo Supremo Tribunal Federal que julgou o mensalão julgou isso [a súmula antinepotismo do STF não se aplica a cargos políticos, como secretários]. São pessoas qualificadas, que realizam seu trabalho com lealdade à cidade, que não têm projeto eleitoral. O tempo vai estabelecer esse julgamento.


Endereço da página:

Links no texto: