Folha de S. Paulo


ACM Neto suspende pagamentos de despesas anteriores

Aos 33 anos, ACM Neto (DEM) terá de enfrentar problemas financeiros, de violência e no trânsito de Salvador, que fazem "um dos momentos mais críticos" da história da cidade, diz ele.

Haddad discutirá ação antienchente com secretários
Prefeito de Curitiba manda revisar contratos do transporte
ACM Neto suspende pagamentos de despesas anteriores
Prefeito de BH diz que baixo crescimento no país é preocupante

Neto do ex-senador Antonio Carlos Magalhães (1927-2007), ele afirma que baixará 35 decretos com "medidas duras e até impopulares".

*

Folha - Quais os principais desafios e como resolvê-los?

ACM Neto - Salvador tem infraestrutura precária, serviços públicos que funcionam muito mal e economia reprimida. O primeiro desafio é arrumar a casa, implementar novo modelo de gestão. Salvador sempre se destacou pelo orgulho do povo por sua terra. Chegou a hora de resgatar sua autoestima, de ela voltar a encantar.

Salvador tem a segunda pior receita per capita das capitais e uma capacidade de investir só 2,5% do que arrecada. Como melhorar a cidade assim?

Ainda não sabemos o tamanho da dívida que vamos receber, só a de longo prazo. Vamos suspender o pagamento de todas as despesas anteriores. Iniciar política de total austeridade fiscal, com a contenção de 20% da despesa com cargos de confiança e gratificações. Rever todos os contratos, reduzir a informalidade e modernizar o sistema de cobranças.

Por isso importou de São Paulo o secretário de Finanças de Gilberto Kassab (PSD), Mauro Ricardo Costa?

É o melhor do Brasil na área. Pela experiência que tem, fará ações para melhorar a qualidade do gasto público. Como os problemas são grandes, não vamos resolver tudo da noite para o dia. Vou tomar medidas duras e até impopulares, porque meu compromisso é fazer um trabalho de médio a longo prazo.

E o metrô, cujas obras começaram em 1999 e já foi gasto mais de R$ 1 bilhão, sem nunca funcionar?

Estamos em processo adiantado de entendimento e espero nos primeiros 90 dias encontrar uma solução definitiva, que provavelmente passa por transferir o metrô para o Estado, garantindo que ele venha a operá-lo.

Como aproveitar a Copa, em 2014?

O diferencial que Salvador pode ter, além da sua beleza natural, da sua cultura, é o Carnaval. Claro que não vamos fazer o Carnaval tradicional, mas um circuito diferente, um evento menor, de rua e voltado para ampliar a atração de estrangeiros.


Endereço da página:

Links no texto: