Folha de S. Paulo


O primeiro três-estrelas 'Michelin' na Dinamarca não é o restaurante Noma

Keld Navntoft/Reuters
Danish chef Rasmus Kofoed (L) is seen at his restaurant Geranium in Copenhagen, Denmark in this undated photo received by Reuters February 24, 2016. Kofoed received on Wednesday his third Michelin star at Hotel D'Angleterre in Copenhagen. REUTERS/Keld Navntoft/Scanpix Denmark ATTENTION EDITORS - THIS IMAGE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. THIS PICTURE IS DISTRIBUTED EXACTLY AS RECEIVED BY REUTERS, AS A SERVICE TO CLIENTS. DENMARK OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN DENMARK. NO COMMERCIAL SALES. ORG XMIT: SIN804
O chef dinamarquês e a equipe no restaurante Geranium, em Copenhague

Apesar de deter o título de "melhor restaurante do mundo", o Noma, em Copenhague não é o melhor restaurante da Dinamarca, segundo os críticos do guia "Michelin", que atribuíram nesta quarta-feira (24) três estrelas a outra casa.

A edição nórdica do guia coroou outro restaurante da capital, Geranium, como o primeiro do país com esta distinção. O Noma continua a ter duas estrelas.

O chef do Geranium, Rasmus Kofoed, foi ganhador do concurso mundial de cozinha Bocuse d'Or em 2011. Adepto ao uso de alimentos orgânicos, ele abriu seu restaurante em 2007, obteve sua primeira estrela "Michelin" em 2012 e a segunda em 2013.

Na Dinamarca, o reconhecimento não surpreende aos gastrônomos, que vêm destacando a qualidade constante do Geranium. "Noma faz da comida um jogo", declarou à televisão pública DR Jesper Uhrup Jensen, da revista Gastro.

"Servem uma comida divertida, mas há piadas demais para o 'Michelin'", acrescentou o jornalista.

O Noma, do chef René Redzepi, foi eleito o melhor restaurante do mundo na lista da revista britânica "Restaurant" em 2010, 2011, 2012 e 2014.

"La Liste", o ranking que compila mais de 200 guias gastronômicos e sites participativos, atribui ao Geranium o 173o lugar no mundo, à frente do Noma, no posto 217.


Endereço da página: