Folha de S. Paulo


Catuaba, a bebida do Carnaval, tem cheiro de cocô seco, diz sommelière

Alexandra Corvo experimenta catuaba

Com água tônica, com cerveja, com limão e vodca, em um copo cheio de gelo ou diretamente da garrafa (morna). A catuaba compõe cenas de mais um Carnaval.

Desde meados de 2013, a bebida (nos mercados há mais de 20 anos) vem ganhando espaço nos copos de plástico. Nunca se bebeu tanta catuaba –e até o Google Trends mostra o crescente interesse por ela.

Afinal, ela é doce, barata e eficiente.

"Comida" convidou a sommelière e colunista de vinhos da Folha, Alexandra Corvo, a encher sua taça de duas marcas de catuaba –bebida tão popular nas festas de São Paulo que não foi fácil encontrá-la nas prateleiras dos mercados.

"É fácil de beber, suculenta, docinha e acidinha. Obviamente não é um produto para ser degustado até porque no nariz você sente, essencialmente, cheiro de cocô seco, de terra seca, de mofo", disse.

"Depois que a gente engole, sente os químicos. O retrogosto [aquele que fica na boca depois de beber] tem cheiro de ovo meio podre, que vem desses químicos pesados, dos sulfitos e conservantes."

Bebedora de vinhos do velho e do novo mundo, Alexandra Corvo diz que a catuaba, vendida por cerca de R$ 10, tem muitos defeitos e que, certamente, causa uma bela ressaca. "A dor de cabeça, a tremedeira e aquele mal-estar do dia seguinte são causados por esse monte de conservantes."

Ela explica que a quantidade de açúcares e essências faz com que a bebida seja "instável", que possa voltar a fermentar na garrafa, o que implica a adição de químicos.

"Eu não tomaria. Não tanto pelo gosto, mas porque é um produto incoerente. Quer ficar bêbado? Prepare e leve para a festa um coquetel com cachaça. Invente um drinque, com vermute, açúcar mascavo, suco de maçã, e você vai chegar nesse sabor", passa a receita.


Endereço da página:

Links no texto: