Folha de S. Paulo


Michael Pollan estreia série no Netflix sobre a cozinha e os quatro elementos

Leo Eloy/Estúdio Garagem
O jornalista Michael Pollan fala de culinária e de sua participação na Flip
O jornalista Michael Pollan é tema de nova série da Netflix

O jornalista norte-americano Michael Pollan, autor de sete livros e estudioso da alimentação moderna, será tema de um novo documentário do serviço Netflix.

A série, baseada em seu livro, "Cozinhar - Uma História Natural da Transformação" (2013), vai explorar, em quatro episódios, a relação dos elementos naturais (fogo, água, ar e terra, que também dão nome aos capítulos do livro) com práticas antigas e modernas de cozinha.

Segundo o site Eater, no episódio "Fogo", o autor vai mostrar as técnicas de uma tribo aborígene da Austrália que faz churrasco de lagarto. Já em "Água", Pollan discutirá os problemas de alimentos processados e viajará à Índia.

Em todos os episódios, o jornalista aparecerá também na cozinha de sua casa em Berkeley, na Califórnia, reiterando sua própria ideologia de que devemos voltar a cozinhar. Michael defende que, diante da indústria alimentar, cozinhar a própria comida é um ato político.

A série leva o nome do diretor Alex Gibney, do documentário "Steve Jobs: The Man in the Machine", como produtor-executivo –além do próprio Pollan. A estreia está prevista para daqui a um mês, no dia 19 de fevereiro.

COMA COMIDA

Não é a primeira vez que uma obra de Pollan é adaptada para a televisão. O best-seller "The Botany of Desire" (a botânica do desejo), que ainda não foi traduzido para o português, inspirou um documentário homônimo de duas horas, lançado pela PBS em 2009.

A emissora lançou, em dezembro do ano passado, outro documentário, "In Defense of Food" (em defesa da comida), baseado no livro de mesmo nome. A produção explora a dieta moderna ocidental, dos supermercados lotados nos Estados Unidos até as planícies da Tanzânia, e como a indústria dos alimentos vem causando danos a nossa saúde.

O documentário é norteado pela pergunta "o que devemos comer?" e examina as últimas descobertas científicas sobre Ômega 3, além do princípio básico dos nutricionistas, segundo o qual é preciso diminuir as quantidades de gordura para uma alimentação mais saudável.

A resposta, baseada nas pesquisas do autor, é bastante simples: "Coma comida. Não muita. Principalmente vegetais."


Endereço da página:

Links no texto: