Folha de S. Paulo


Refrigerante de gengibre caseiro tem sabor mais potente; veja receita

Ao encarar pedaços e pedaços de gengibre sobre a mesa, você talvez pense que não vale a pena fazer em casa o próprio ginger ale (bebida de sabor picante e cítrico, que vai bem com destilados). Isso porque descascar os nacos da especiaria dá mesmo um trabalhão.

Mas se são boas as lembranças de uma viagem regada a refrigerante de gengibre ou se simplesmente agrada sentir aquele "baque" picante –e ao mesmo tempo fresco– desta inconfundível erva, esse é o melhor caminho, acredite.

Uma garrafinha industrializada nunca terá essa potência.

O primeiro passo é fazer como um barman e produzir um xarope de açúcar –a mesma medida dele e de água na panela. Em fogo baixo, misture até os grãos desaparecerem e deixe cozinhar por um minuto ou dois. Deixe esfriar, porque ele logo terá uso.

Separe o liquidificador (tem um juicer? Melhor ainda), uma peneira e um copo grande. Batista, o parceiro do chef Claude Troisgros na cozinha, ensinou uma vez que descascar gengibre com uma colher é mais fácil. Com ela em mãos, retire as cascas de pedaços que devem encher uma xícara de chá.

Para fazer o suco de gengibre, coloque os pedaços, junto com uma xícara de água (ou ainda menos, se for o suficiente para bater), no copo do liquidificador. Processe e peneire. Sugiro que você experimente esse líquido, é arrebatador. (Mas muito, muito pouco –pode doer.)

Deixe o suco decantando em um copo (uma camada esbranquiçada vai se consolidar no fundo. Deixe ela lá).

Esprema dois ou três limões –aqui, vale misturar os tipos que você mais gosta, como siciliano ou tahiti.

Em uma garrafinha, adicione: 1/3 de xícara de suco de gengibre, 1/2 xícara de suco de limão e 1 xícara de xarope de açúcar. Prove um pouco e sinta se o sabor está agradável. Deveria estar mais doce? Mais picante? Vá acertando a receita aos pouquinhos.

Preencha 1/3 de um copo grande com essa mistura e complete com água com gás (também vale colocar tônica) e gelo, muito gelo.

O que sobrou do seu "xarope" pode ir para a geladeira por até cinco dias.

PARA EXPERIMENTAR
Como fazem os profissionais

- "Eu percebo que, quando decanto o ginger ale, surgem aromas mais sutis e delicados, florais", diz Spencer Amereno Jr., do Frank Bar. "Mas depois de 24 horas o gengibre perde picância, por isso eu coloco a pimenta preta e pimenta-da-jamaica na receita."

- Pablo Muniz, do Tigre Cego, sugere o uso de águas gaseificadas artificialmente para a receita. "As naturais são leves e por causa do limão e do açúcar, o gás vai embora". "Quem quiser fermentar em casa pode acrescentar uma pitada de levedura para champanhe, que se consegue pela internet, e manter a bebida em uma garrafa com presilha de metal e borracha por dois dias fora da geladeira."

- Alguns bartenders, como Tony Harion, do Mixing Bar, preferem fazer o cozimento do xarope antes de gaseificá-lo. "O cozimento do gengibre, bem picado, com açúcar e água deve durar quase um dia, sem estar no fogo o tempo todo. Faço a coagem várias vezes também, até chegar ao sabor ideal."


Endereço da página:

Links no texto: