Folha de S. Paulo


ANÁLISE

Mauricio de Sousa é símbolo de polêmica sobre publicidade

Enquanto filas se formam no restaurante Chácara da Turma da Mônica, patrocinado pela Seara, a salsicha da marca surge em hot-dogs nas redes sociais, anunciada pela personagem dentuça, de chef.

O produto, assim como o hambúrguer, a batata frita e a mortadela, estão entre os 3.000 licenciados por Mauricio de Sousa para cerca de 150 empresas. Os números acompanham resultados editoriais: a Turma da Mônica detém 83% do mercado de revistas infantojuvenis no país.

Já foram vendidos mais de 1 bilhão de exemplares, desde a primeira publicação, em 1970. A cada ano, 1 milhão de livros chega às lojas.

Assim, Mauricio de Sousa, que completa 80 anos na próxima semana, com personagens de sucesso há mais de meio século, torna-se símbolo da discussão sobre os limites da propaganda infantil.

Reprodução
Imagem de anúncio de salsicha da Seara no Facebook
Imagem de anúncio de salsicha da Seara no Facebook

Em 2014, causou polêmica ao postar no Instagram a foto de uma menina segurando um cartaz que dizia "Eu tenho direito de assistir publicidade infantil". Ele protestava contra limitações a esse tipo de comunicação impostas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Criticado, desculpou-se, mas não deixou de defender publicamente a publicidade e de atuar nos bastidores para anular as restrições –que, na prática, tiveram pouco efeito.

Em 2013, na "Roda da Folhinha", falou sobre críticas por licenciar a turma para produtos como o miojo. Disse que os fabricantes devem ter a responsabilidade de eliminar ingredientes nocivos à saúde.

Da mesma forma, os pais, defende, em consonância com a indústria, é que devem decidir sobre o consumo para seus filhos. Não é um argumento que convence ONGs de direitos da criança, para as quais o Estado deve, sim, interceder, especialmente na questão da alimentação, dado que a obesidade infantil tornou-se problema nacional.

Se o debate sobre responsabilidades com a infância não é simples, Mauricio de Sousa dá um nó maior ao usar a dentucinha e seus amigos para convencer a criançada a comer tanto salsicha e miojo quanto minicenoura e maçã.


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