Folha de S. Paulo


Alagoana vence seletiva do Bocuse d'Or; veja mais destaques do Sirha Rio

Terminou nesta sexta-feira (16) o Sirha Rio, versão brasileira de um dos maiores eventos do mundo de hotelaria e gastronomia.

Ao longo de três dias, 80 expositores e marcas de produtos e serviços participaram da parte de negócios do salão. O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), esteve no local no primeiro dia do evento.

A principal atração do Sirha, encerrada na noite de sexta, foi a seletiva brasileira para o prêmio Bocuse D'Or.

A premiação, criada em 1987 pelo francês Paul Bocuse e realizada a cada dois anos, é tida como uma espécie de Copa do Mundo da gastronomia –a última vez que o Brasil participou da competição foi em 2013; na deste ano, por falta de incentivo e financiamento, o país não esteve presente.

Para 2017, a esperança é que a alagoana Giovanna Mayer, 23, que venceu as provas no Sirha Rio, passe também pela seletiva continental, a ser realizada em fevereiro do ano que vem, no México.

Formada pela Anhembi Morumbi, de São Paulo, Giovanna trabalhou no Paris 6 e estudou no Institut Paul Bocuse, em Lyon (França), antes de passar por restaurantes como Quique Dacosta (Espanha) e Maison Pic (França).

Ela foi escolhida por um júri formado por chefs como Alex Atala (D.O.M.), Roberta Sudbrack (do restaurante homônimo, no Rio, eleita a melhor chef mulher da América Latina), Emmanuel Bassoleil (Skye), Tsuyoshi Murakami (Kinoshita) e o norueguês Geir Skeie (vencedor do Bocuse D'Or de 2009).

Outro destaque do evento foi a Coupe du Monde de la Pâtisserie, espécie de versão doce do Bocuse D'Or, realizada na quarta-feira (14), quando o salão teve início.

Os dois chefs confeiteiros vencedores foram Abner Ivan, na categoria açúcar, e Marcone Calazans, na categoria chocolate.

Os dois vão formar uma dupla que vai representar o Brasil na etapa continental do concurso, também em 2016, no México, para tentar uma vaga na final mundial, em 2017, em Lyon (França).

Ivan é fez cursos de confeitaria na Bélgica e na França e já ficou entre os sete finalistas da Feira Internacional de Chocolate de Portugal; Calazans é o chef confeiteiro do Clube Athletico Paulistano, em São Paulo.

Na quarta-feira (14), também foi realizado o lançamento do livro "Vive la Cuisine! - Os chefs que mudaram a gastronomia no Brasil", escrito pelos chefs franceses Claude Troisgros, Laurent Suaudeau e Emmanuel Bassoleil, com tarde de autógrafos no salão do Sirha.

Troisgros foi presidente do Sirha Rio; Suaudeau, do Bocuse D'Or brasileiro –responsável pela seleção dos oito chefs concorrentes ao prêmio.

Eles também estiveram presentes, na quinta (15), no "Dîner Des Grands Chefs", no qual jovens prepararam um jantar especial para os chefs que passaram pelo salão, em evento fechado.


Endereço da página:

Links no texto: