Folha de S. Paulo


Versão brasileira do maior salão de gastronomia do mundo começa no Rio

Divulgação
O Sirha Lyon, um dos principais encontros de gastronomia e hotelaria do mundo, aconteceu em janeiro
O Sirha Lyon, um dos principais encontros de gastronomia e hotelaria do mundo, aconteceu em janeiro

O Sirha Rio, a versão brasileira de um dos maiores eventos do mundo de hotelaria e gastronomia, começa nesta quarta-feira (14) no Rio de Janeiro. Essa é a primeira vez que o salão será realizado na América do Sul.

O evento é gratuito, mas, para participar, é preciso fazer o credenciamento no site oficial. Apenas estudantes e profissionais da área podem se inscrever.

O Sirha no Rio contará com 80 expositores e marcas de produtos e serviços, além de produtos regionais brasileiros e empresas estrangeiras presentes no Brasil pela primeira vez.

Além dos expositores, haverá concursos gastronômicos como o Bocuse D'Or, que terá o comando do chef Laurent Suaudeau, e a Coupe Du Monde de La Patisserie, presidida pelo chef Philippe Brye.

O Bocuse d'Or foi criado em 1987 pelo francês Paul Bocuse, um dos mentores de Claude Troisgros e um dos chefs mais importantes da história da gastronomia.

A melhor colocação que o Brasil já teve no Bocuse d'Or foi o décimo lugar, em 1997, conquistado pelo piauiense Naim dos Santos. Por falta de incentivo e financiamento, o Brasil nem sequer competiu nas edições de 2011 e deste ano.

Haverá ainda o Sirha World Cuisine Summit, um debate sobre as próximas tendências da gastronomia no mundo. Segundo a organização, cerca de 10 mil visitantes profissionais são esperados no evento.

O Sirha Rio segue os passos do Sirha Lyon, a versão principal do evento, que aconteceu em janeiro e recebeu 189 mil profissionais do setor.

PARA CONFERIR

Sirha Rio
QUANDO de 14/10 a 16/10; das 10h às 19h
ONDE Centro de Convenções SulAmérica (Av. Paulo de Frontin, 1) Rio de Janeiro
QUANTO gratuito; precisa de credenciamento no site oficial


Endereço da página:

Links no texto: