Folha de S. Paulo


Mostra de design faz passeio pela cultura gastronômica espanhola

"Quando tudo vai mal, a comida é um refúgio". Na contramão da crise econômica que castiga o país, a gastronomia espanhola vive nos anos 2000 um período de reconhecimento que impulsiona o design.

Frutos desse boom foram selecionados pelo arquiteto e designer catalão Juli Capella e podem ser vistos na exposição 'Tapas: design espanhol para gastronomia", em cartaz no Museu da Casa Brasileira.

Até pouco tempo, as escolas de design espanholas só ofereciam temas gastronômicos como parte integrada de um programa geral. Mas, em 2015, a Escola Elisava, de Barcelona, iniciou um programa de Design for Food. Também o Instituto Europeo de Design (IED) de Madri tem um curso de desenho na gastronomia.

Grande parte da inovação em objetos para a mesa segue as demandas de marketing e de consumo. Para se diferenciar, os restaurantes passaram e investir na criação de recipientes próprios e utensílios especiais, para proporcionar uma experiência mais completa para seus clientes.

"Tapa é uma forma de comer tipicamente espanhola, de pequenas porções, mesclando sabores diferentes. A mostra faz homenagem à origem da palavra 'tapa' sobre a qual há muitas teorias, umas das quais explica que quando se pedia um vinho, tapava-se o copo com uma fatia de pão ou de um embutido para evitar a entrada de poeira ou insetos", diz Capella.

O curador reuniu cerca de 250 objetos recentes, concebidos ou fabricados na Espanha nas últimas décadas, e também ícones no modo de fazer comida espanhola, como o presunto ibérico, a paella e o gazpacho.

O conteúdo é separado em três partes: cozinha, o preparo e seus utensílios; mesa, os objetos para a degustação das refeições; e comida, o desenho dos alimentos.

Tradicionais, minimalistas, conceituais, orgânicas, irônicas, engenhosas ou úteis, as peças presentes na mostra contam histórias. A mostra tem peças dos designers Santos Bregaña, Benedito, Tusquets, Mariscal, Hayón, Martín Azua e Andreu Carulla, que colabora com o Celler de Can Roca.

Há best-sellers de vendas, como o bico pão duro para garrafas de azeite, ou o primeiro mixer inventado na Espanha nos anos 1960, e também peças únicas e protótipos, como uma colher-garfo que leva as partes sólida e líquida dos alimentos de forma separada para que se misturem na boca.

"Mas também há objetos poéticos, como uma tábua de madeira de cortar pão que recolhe migalhas para que se possa alimentar os pássaros", diz Capella. Ele também destaca o descanso de pratos criado pela carioca Tati Guimarães, usando rolhas de vinho usadas.

Em outubro, acontece a "Tapas Week", de 22 de outubro, "Dia Mundial da Tapa", a 2 de novembro, em diversos restaurantes de São Paulo.

Tapas: design espanhol para gastronomia
Quando até 8 de novembro, de terça a domingo, das 10h às 18h
Quanto ingressos a R$ 6 e R$ 3
Onde Museu da Casa Brasileira (av. Brig. Faria Lima, 2.705; tel. 11/3032.3727)


Endereço da página:

Links no texto: