Folha de S. Paulo


AK Vila fechará as portas no domingo; imóvel dará lugar a casa asiática

Karime Xavier/ Folhapress
A chef Andrea Kaufmann, do restaurante AK,
A chef Andrea Kaufmann, que fechará no AK Vila no domingo (6)

O restaurante AK Vila, da chef Andrea Kaufmann, servirá sua última refeição no domingo (6).

Depois de quatro anos trabalhando na Vila Madalena, a chef (que empresta as iniciais de seu nome para o letreiro da casa) decidiu que é momento de se dedicar mais à vida pessoal –em julho de 2014, a família cresceu: ela é mãe de três crianças.

"Eu estava dividida e me sentindo muito culpada por não estar em casa ou por não estar no restaurante", disse à Folha. "Foi difícil, mas hoje [esta terça, 1o] eu assinei o contrato de venda do AK Vila."

A chef diz que a decisão não tem relação com a atual crise econômica. "Apesar dos custos altos, a casa está em um bom momento. Fazemos muitos eventos, o almoço é ótimo e o jantar, apesar de não ser cheio, tem suas 50 pessoas. O AK vai bem. Sou eu que estou em crise."

O restaurante foi vendido "de porteira fechada" e Kaufmann, depois de ficar alguns meses afastada do trabalho, pretende voltar a cozinhar. "Talvez em catering ou dando aulas. Preciso repensar."

NOVA CASA

O imóvel foi vendido para Daniel Hirata, chef-executivo do Mori Sushi Ohta, e a mulher, Valéria Cedano, consultora na área de bares e restaurantes.

A nova casa, que deve ser aberta em novembro, terá cozinha oriental: com teishoku (pê-efe japonês) no almoço e em formato de izakaya (boteco japonês) no jantar.

"Quero algo menos purista, com receitas coreanas, vietnamitas e japonesas. Além dos saquês, teremos drinques tradicionais e modernos", diz Hirata.

Versões de lamen e robata (espetinho) também serão servidos.

"Eu vou usar tudo o que eu aprendi com Charlô [Whately], Neka [Menna Barreto] e no Sushiguen. Eu venho de uma linha tradicional", diz Hirata.

A casa não deve passar por intensa reforma, mas ganhará um balcão em que clientes podem provar os pratos.

AK VILA
Onde r. Fradique Coutinho, 1.240, Vila Madalena; tel. (11) 3231-4496


Endereço da página: