Folha de S. Paulo


Bikes e trucks que servem café começam a circular por São Paulo

Caio Costa/Divulgação
O barista Caio Costa no truck Bio Barista
O barista Alex Pereira no coffee truck Bio Barista

Food trucks já são uma realidade na cena gastronômica de São Paulo. Agora, na esteira deles, têm surgido e se consolidado também os furgões e barracas especializadas em bebidas; notadamente, em café.

Quem caminha pela Vila Olímpia, bairro na zona sul da cidade, já pode ter notado um triciclo motorizado que geralmente estaciona pelo bairro. Trata-se do Rua Coffee Roasters, projeto dos empresários Walter Silva e André Diomelli.

Para garantir a qualidade dos cafés tirados, eles compraram uma máquina italiana de expresso La Marzocco e se juntaram ao celebrado barista carioca Léo Moço. "Essa parceria garante cafés de alta qualidade, pois além de campeão brasileiro como barista, ele é excelente torrefador", diz Silva.

Além do café, ele afirma que selecionou quitutes entre mais de uma dezena de fornecedores: os croissants chegam todas as manhãs da padaria Mr. Baker, no Itaim, e pães de mel e bom-bocados vêm de pequenos fornecedores artesanais.

Uma das pioneiras entre as cafeterias montadas sobre veículos na cidade é a Bio Barista. A Kombi de 1974 foi adaptada por Alex Pereira, 31, que opera pessoalmente o negócio que pôs na rua em 2013.

Ex-dançarino de break, hoje barista, Pereira serve cafés da FAF (Fazenda Ambiental Fortaleza), a R$ 5 o expresso, e, eventualmente, vende doces como brownies e muffins –geralmente só em eventos fechados, como o festival de música Lollapalooza, do qual participou em março.

Outra Kombi que desde novembro do ano passado circula pela cidade exalando aroma de café fresco é a Black'n Load Coffee, de Gabriel Perez Malta e Hiram Moyano, ambos baristas com passagem pelo Coffee Lab.

A dupla usa grãos do sul de Minas torrados pelo Sofá Café e serve comidinhas de fabricação própria, a exemplo de croissants e cookies. Além dos cafés básicos (o expresso custa R$ 4,50), há drinques como o Coffee Shake, versão cafeinada de milk shake que sai por R$ 10.

Mas nem só de veículos motorizados vive essa onda de "cafeterias móveis". A fotógrafa Marina Bandeira Klink escolheu uma bicicleta para materializar –e, mais do que isso, transformar em negócio– sua conta no Instagram, a @1_cafe_e_a_conta.

A página ganhou quase 30 mil seguidores exibindo xícaras de café com cenários paradisíacos ao fundo; a maioria colhida em viagens que Marina fez com o marido, o navegador Amyr Klink. "O café é uma pausa –de uma reunião importante, de uma ida à casa da avó ou de uma viagem de sonhos. O que busco nas minhas fotos é transmitir essa emoção", diz.

Divulgação
O truck Rua Coffee Roasters
O truck Rua Coffee Roasters

O sucesso da conta levou-a a criar um blog e, posteriormente, um negócio físico com o mesmo nome. A "bike-cafeteria" está com a agenda lotada até 2016, com eventos corporativos, aniversários e festas de casamento. Marina geralmente usa cafés de marcas como Nespresso ou Illy, mas também de produtores menores.

A estrutura mais simples também foi adotada pelo paulistano Guilherme de Oliveira, 25, que criou, em fevereiro deste ano, a Oliver Brown Coffee Shop.

"Eu trabalhava no mercado financeiro, mas já pensava em montar algo assim desde que voltei da Austrália, onde morei de 2009 a 2013 e tinha o hábito de tomar café andando na rua", conta. Na bike, ele usa uma pequena máquina italiana para extrair cafés da marca Magnum em sachês –os expressos custam a partir de R$ 5 e podem ser acompanhados por pães, brownies e brigadeiros de pequenos produtores.

"Estamos trabalhando a maior parte do tempo com eventos fechados e feiras gastronômicas; nos dias vagos, ficamos na rua, em frente a lojas com as quais fazemos acordos", afirma.

Trabalhar em parceria é essencial para esses empreendedores, que dependem, por exemplo, de fontes de energia para funcionar ou de espaço para dispôr algumas poucas mesas e cadeiras.

Sobre os preços, na maioria das vezes no mesmo patamar que o de cafeterias físicas da cidade, as baristas do Rua Coffee Roasters alegam que, a exemplo dessas lojas, também as bikes e trucks oferecem serviço e produtos de primeira, como café moído na hora e pão fresquinho.


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