Folha de S. Paulo


Feira de trufas em Alba terá cães como protagonistas

Olivier Morin/AFP
Trufa branca é apresentada durante a edição de 2013 do evento em Alba, na Itália
Trufa branca é apresentada durante a edição de 2013 do evento em Alba, na Itália

A cidade de Alba, no norte da Itália, receberá entre os dias 10 de outubro e 15 de novembro a 85ª edição da "Feira da Trufa Branca". O município, considerado a "capital da trufa", é o eixo do mercado deste ingrediente.

O evento deste ano será dedicado ao "tabui", nome em dialeto piemontês do cão que desde sempre acompanha o "trifolau", o caçador de trufas, e que se destaca por seu infalível olfato.

Os cães têm uma "universidade" própria em Roddi, uma escola em que os melhores são treinados para conseguir o "diploma" que os certifica como ideais para a busca de trufas.

Lagotto e spinone (raças italianas), branco alemão, setter e fox terrier estão entre as melhores raças para a caça do fungo, mas a história e a tradição piemontesa introduziram também o uso de espécies mestiças.

Entre eles está o mítico "tabui", cão cruzado que, por meio de um adestramento eficaz, responde magnificamente à função e acompanha os "trifolau" em suas missões noturnas.

Em 11 de outubro, haverá uma mesa redonda chamada "Uma Aliança Perfeita: o Trifolau e o Cão de Trufas", dedicada à particular relação entre o caçador e seu fiel companheiro. Sua importância é entendida quando se leva em conta o valor desse apreciado ingrediente, que em alguns casos pode chegar a cotações de seis dígitos.


Endereço da página: