Folha de S. Paulo


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Especialistas provam fondues mais vendidos em mercados; veja teste

O dente de alho passa pelo fundo da panela, só para deixar um pouco de sabor e aroma. Em seguida, vêm um pouco de vinho e uma mescla de queijos amarelos. Um toque de kirsch (destilado de cereja) e de noz-moscada finalizam o preparo. A receita, servida em um réchaud, pode ajudar a dar conforto em noites de baixas temperaturas.

Nas prateleiras dos supermercados desde o começo do inverno, as misturas prontas de fondue são soluções práticas para a receita suíça, descrita acima. Para ajudar na escolha, a Folha organizou um teste às cegas com as marcas mais vendidas nas grande redes de São Paulo.

Participaram do teste Cristina Häfeli, do Florina (restaurante da capital paulista especializado na receita), Fernando de Oliveira, d'A Queijaria, e a repórter de "Comida", Magê Flores. A lista de marcas participantes foi elaborada a partir de rankings de venda revelados por três redes: Pão de Açúcar, St. Marchè e Walmart –o Carrefour não quis participar.

"De maneira geral, estamos bem servidos", conclui Oliveira. "Se a receita erra no sabor, acerta na textura. Se erra na cor, acerta no aroma. Todas têm pontos positivos."

"Elas são bem feitas, muitas têm boa textura. Mas na maioria falta um sabor marcante. Por isso, receberiam bem um pouco de vinho ou noz-moscada", diz Häfeli.

É bom dar atenção também ao pão, que deve ser firme e saboroso, e à bebida. "O vinho branco dá leveza à refeição", diz Häfeli.


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