Folha de S. Paulo


'Nem tudo o que gosto, eu consumo', diz Haddad sobre veto ao foie gras

"Nem tudo o que eu gosto, eu consumo", disse o prefeito Fernando Haddad (PT), apreciador confesso de foie gras, sobre como faria para comer o ingrediente após o veto ao ingrediente. Nesta quinta-feira ele sancionou a lei que proíbe a produção e o comércio de foie gras em São Paulo.

O prefeito comparou o ingrediente a cigarros e chocolates: "Gosto de cigarro, mas não fumo", disse. " Chocolate eu controlo."

A Procuradoria Geral do Município havia recomendado o veto do prefeito ao projeto de lei argumentando que o tema não deveria ser tratado em âmbito municipal. Produção, consumo e proteção ambiental são assuntos federais.

Adriano Vizoni/Folhapress
Caneloni de pato com escalope de foie gras do restaurante Cosí, em São Paulo
Caneloni de pato com escalope de foie gras do restaurante Cosí, em São Paulo

Haddad disse que a Procuradoria fez uma primeira interpretação da lei como um mecanismo que estivesse regendo o comércio na cidade de São Paulo.

"Na minha visão não se trata disso. A intenção original do projeto desde sempre foi a questão ambiental, então não era uma lei que regia o que podia ou não ser comercializado na cidade."

Para o prefeito, caberá ao judiciário, se provocado, decidir sobre a constitucionalidade da nova lei.

"Mas, internamente, fizemos debate e descaracterizamos a inconstitucionalidade pela abordagem ambiental."

Haddad argumenta que existem leis federais que proíbem os maus tratos aos animais. A base federal sustentaria a pretensão do vereador Laércio Benko (PHS), autor do projeto, e da câmara, que aprovou por unanimidade em votação simbólica, ter uma legislação mais dura na cidade sobre a questão ambiental.

O prefeito disse ainda ser um assunto caro à comunidade. "Houve uma mobilização muito grande. Não é de hoje que a população se interessa pelo tema de sofrimento animal, então estamos levando muito a sério esse debate."

Na quarta-feira (24), um grupo de ativistas pelos direitos dos animais fez uma manifestação na frente da prefeitura e Haddad recebeu um documento com 90 mil assinaturas a favor da proibição do foie gras.

Jean Galvão
Ilustração de Jean Galvão sobre a polêmica do foie gras em São Paulo
Ilustração de Jean Galvão sobre a polêmica do foie gras em São Paulo

Colaborou Isabel Seta


Endereço da página:

Links no texto: