Folha de S. Paulo


Novo site funciona como 'mercado virtual' para achar personal chefs

Entrou no ar nesta terça-feira (30) o Welcome Chef, plataforma que pretende ser uma espécie de mercado virtual de personal chefs.

Iniciativa de quatro sócios, o projeto reuniu, para o lançamento, oito profissionais de São Paulo que fazem esse tipo de serviço –comprar ingredientes e ir à casa dos clientes para ensiná-los a cozinhar ou preparar um jantar, por exemplo.

Reprodução

Com o tempo, mais chefs devem ter seu trabalho oferecido pelo site –cerca de cem nomes já foram prospectados. "Falamos com todos os profissionais, para conhecer suas histórias e especialidades, entender o perfil de cada um", diz Murilo Bonadio, sócio da página.

Neste começo, no entanto, a escolha dos personal chefs não envolveu degustações dos cardápios, apenas entrevistas pessoais –ou seja, o fator sorte na hora de comer continua existindo.

Bonadio conta que a iniciativa surgiu depois de ele próprio ter falhado na busca para contratar um chef para um evento.

"Eu tinha contato com um nome, que não estava disponível, e me vi sem saída", conta. "Então percebi que esse mercado tem crescido, mas que as duas pontas têm dificuldades: os clientes, se não tiverem referências de profissionais, e os chefs, que não sabem direito como captar clientes."

O site promove o trabalho dos personal chefs –que pagam uma mensalidade ao serviço–, com base em cardápios elaborados por eles; há menus italianos, franceses, vegetarianos e até nórdicos.

Ao cliente, basta navegar para encontrar um cardápio que se encaixe à sua necessidade, fazer o agendamento e pagar –tudo pela plataforma. A cobrança é sempre feita por pessoa, em valores que variam de R$ 100 a R$ 200 por comensal, contando a compra de ingredientes e, se for o caso, extras como aluguel de louças.


Endereço da página: