Folha de S. Paulo


Dez espanhóis, argentinos e chilenos estão entre melhores vinhos do mundo

Dez vinhos da Espanha e da América Latina estão entre os 35 com mais prestígio no prêmio World Wine Awards, concedidos pela revista "Decanter" e relevados no salão Vinexpo de Bordeaux, nesta semana.

Cinco vinhos espanhóis, três argentinos e dois chilenos receberam a mais alta distinção outorgada pela revista especializada em enologia, juntamente com cinco australianos, dois neozelandeses, cinco sul-africanos, oito franceses, três italianos, um português e um esloveno.

No total, 14 vinhos tintos, dois rosés e 19 brancos foram premiados na categoria "International Awards".

"A Espanha é o fenômeno mais interessante neste momento na Europa, em termos de vinho", disse Sarah Jane Evans, responsável regional citada na publicação.

Além disso, foram concedidas 305 medalhas de ouro, 1.944 de prata e 4.810 de bronze, entre os 15.929 vinhos provados pelo júri composto por mais de 200 profissionais.

Jean-Pierra Muller/AFP
Estande de vinhos da África do Sul durante a Vinexpo, maior feira do setor, realizada em Bordeaux; prêmio foi revelado no evento pela primeira vez em 2015
Estande de vinhos na Vinexpo, em Bordeaux; prêmio foi revelado no evento pela primeira vez em 2015

Entre os vinhos premiados na categoria "Excelência em regiões inesperadas" estão um britânico, um marroquino e um turco, um sinal de avanço de novos países vinícolas.

"O objetivo deste concurso é destacar o que é típico nos vinhos degustados. O conceito de tipicidade não é o máximo que se pode esperar em um padrão internacional, mas é o máximo de uma região identificada. Porque é importante valorizar toda a diversidade das grandes regiões do mundo", explicou à AFP Paolo Basso, melhor sommelier do mundo em 2013 e membro do júri.

"São os melhores e mais típicos. Em certas regiões, aceitamos que a falta de qualidade seja chamada 'tipicidade'. Isso não pode ser aceito. Tipicidade sim, mas antes tem que haver qualidade."

Confira os resultados aqui.


Endereço da página: