Folha de S. Paulo


Complexo Eataly terá oito restaurantes e mercado com 7.000 produtos em SP

Imagine um espaço com mais de 4.000 metros quadrados, cheio de ingredientes. O único exemplar congelado, entre os 7.000 produtos, é um atum japonês, que já sai armazenado assim do navio.

Essa imagem traduz bem o conceito que sustenta o novo Eataly, rede italiana que abrirá sua primeira unidade na América Latina, em São Paulo, na terça (19).

A matriz italiana serve de espelho para as demais lojas -29 em outros cinco países. Trata-se de um complexo de restaurantes e mercado com ingredientes essencialmente frescos e locais.

Garrafas de azeite, de aceto balsâmico e de vinho ocupam as estantes. Mais molhos, geleias, massas. Embutidos, queijos, frutas e até tonéis de inox para a cerveja também estão à mostra.

Na loja paulistana, são mais de 700 itens trazidos com exclusividade da Itália -os valores ainda não foram divulgados, mas os consumidores devem se preparar para preços altos considerando a amostra de produtos importados e nobres.

A seleção é feita com apoio do Slow Food, movimento que defende o alimento sustentável. "Eles conhecem toda a Itália e isso não tem preço", disse Bernardo Ouro Preto, sócio do Eataly aqui.

Já os fornecedores nacionais foram selecionados por uma equipe que viajou o país em busca de méis, cachaças e queijos. Também estão ali produtos que já abasteciam os mercados do Grupo St Marche, responsável por trazer a rede para o Brasil.

A maioria das embalagens, no entanto, fala italiano -e viaja muitos quilômetros. "Os alimentos frescos têm que ser locais. Essa é a luta do Slow Food. Agora, um [vinho] barolo só pode ser feito na Itália. Da mesma forma, gostaria que o Eataly italiano tivesse um doce de umbu", disse à Folha Carlo Petrini, fundador do movimento italiano.

COMER, BEBER

O espaço terá sete restaurantes temáticos: quando a especialidade for peixe, estará ao lado da peixaria, quando for carne, do açougue etc.

Eles dividem atenção com um projeto especial, o bar Brace (brasa, em italiano), cujo gasto médio por pessoa será de R$ 85, sem bebida. Ali, o elemento principal é o fogo -até o tomate do molho passa pela brasa, sob o comando da chef Lígia Karasawa (ex-Clos de Tapas).

"Nos restaurantes, tudo é feito a seis mãos. Nossas, dos italianos e dos americanos. Mario [Batali, sócio] diz como é melhor fazer", diz Victor Leal, outro gestor do Eataly.

"Ainda tenho que encontrar um bom tomate. Por enquanto, estamos trazendo da Itália", conta o badalado chef americano. "Aqui teremos a cozinha 'são paulese', usando ingredientes locais com o modo de preparo italiano. Não será difícil encontrar a nossa própria voz."

RAIO-X
Eataly em SP
- Tem três andares e 4.500 m²
- Mercado e restaurantes terão, ao todo, 520 funcionários
- 7.000 produtos à venda em 22 setores; 1.317 são italianos
- No Brasil, são cerca de 400 fornecedores
- Adega com 888 rótulos italianos de vinho; além disso, são 33 marcas de cerveja italianas e 127 brasileiras
- Sete restaurantes temáticos e o Brace, bar e restaurante (com, ao todo, 768 lugares)
- R$ 40 milhões investidos

Eataly no mundo
- A primeira loja foi aberta em Turim (Itália), em 2007
- O Eataly de NY foi aberto em 2010, tem 4.600 m², 7.000 produtos e 750 funcionários
- Tem 29 lojas em seis países, incluindo a unidade brasileira

EATALY
ONDE av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1.489, Vila Nova Conceição; tel. (11) 3279-3300
INAUGURAÇÃO terça-feira (dia 19)


Endereço da página:

Links no texto: