Folha de S. Paulo


Visita a destilaria do Tennessee revela 'ingrediente secreto' de famoso uísque

Frank Sinatra era tão fã de Jack Daniels que deixaram uma garrafa da bebida em seu caixão. Lemmy, do Motorhead, entornava uma por dia, enquanto Bono diz ser seu drinque favorito. Já Keith Richards e Slash viraram garotos propaganda incidentais de tanto que apareceram em fotos bebendo o uísque de garrafa quadrada, o mais vendido do mundo e produzido num só local, no vilarejo de 6 mil habitantes de Lynchburg, no Estado americano do Tennessee.

Mas nem sempre a cultura pop passou o recado direito. James Bond surgia nos romances tomando Jack Daniels, mas no filme "007 Contra GoldenEye" (1995) sua chefe M chama a bebida de "bourbon", um pecado mortal para os especialistas e algo explicado aos detalhes para quem visita a destilaria de quase 150 anos, responsável por mais de 10 milhões de caixas de garrafas da linha black label por ano.

"Jack Daniels é filtrado vagarosamente, gota a gota, por dias, passando por três metros de carvão bem compactado antes de entrar nos barris de carvalho", disse o guia Jason Morgan, acrescentando que o processo retira impurezas e o gosto de milho (o uísque é feito com 80% de milho, 8% de centeio e 12% de cevada maltada).

"É um passo extra, de amadurecimento pelo carvão, que lhe dá esta suavidade rara, que o faz ser um uísque típico do Tennessee, e não um bourbon", continuou Morgan, logo no começo do tour, onde pilhas de madeira de bordo, retiradas de árvores plantadas na propriedade de 1.700 acres, eram preparadas para virar carvão.

Boa parte do gosto do Jack Daniels, além de sua cor, vem dos barris de carvalho branco, fabricados manualmente no local. O ingrediente "secreto" fica por conta da água de uma caverna no centro da destilaria, usada para fermentar os grãos desde os anos 1870. O poço é rico em calcário, que remove ferro da água, nutriente que dá gosto ruim à bebida.

Em frente à caverna, há uma estátua do bigodudo Jack Daniels (1849-1911), que aprendeu a arte do uísque com um padre luterano quando tinha 20 e poucos anos. O cofre que ele chutou e lhe deu uma tremenda infecção, causando sua morte aos 61 anos, está no seu escritório, ao lado de retratos da família. Sem mulher nem filhos, a empresa ficou para seus sobrinhos, que em 1956 a venderam para a gigante de bebidas Brown-Forman.

A destilaria recebe 250 mil turistas por ano, e as visitas ( saiba mais no site ) terminam com uma degustação de Jack Daniels. "Não é para virar o copo de uma vez, e sim apreciar aos poucos, em várias partes da língua", explica Morgan.

No centrinho de Lynchburg, a 110km de Nashvilla, capital do Estado e cidade da música country, há uma loja gigante de souvernires do Jack Daniels, como arte feita com barris usados e bolos de avelã e uísque. O próprio Daniels está enterrado a menos de um um km dali.

Como a bebida é feita em Lynchburg
1 - Toneladas de milho amarelo, que vem de outros Estados, passa por um moedora
2- Mais de 50 tanques recebem o milho triturado, a ser misturado com centeio e cevada
4 - Processo de fermentação e destilação leva seis dias, com a água da caverna da destilaria
3 - Para remover impurezas, a mistura é gotejada em tanques de filtros de carvão
4 - Para dar cor e gosto, líquido descansa em barris de carvalho branco

Uísque, scotch e bourbon
Bourbon é o uísque feito nos EUA, geralmente no Estado de Kentucky e com o mínimo de 51% de milho. Nesta região e em outras do país, não é feita a filtragem da mistura em carvão, como acontece apenas nas destilarias do Tennessee, que preferem ter sua bebida chamada de "uísque do Tennessee", e nunca bourbon. Já scotch é o uísque feito na Escócia, principalmente a partir de malte de cevada e sem filtragem.


Endereço da página:

Links no texto: