Folha de S. Paulo


'Série dá voz potente aos chefs', diz Bottura sobre programa do Netflix

O chef italiano Massimo Bottura, da Osteria Francescana –casa com três estrelas "Michelin" e considerada a terceira melhor do mundo na lista 50 Best, da revista britânica "Restaurant"– é uma das estrelas da série "Chef's Table", que o site Netflix estreia neste domingo (26).

O programa, dirigido por David Gelb, diretor do filme "O Sushi dos Sonhos de Jiro" (2011), retrata seis chefs em seis capítulos. Além de Bottura, há nomes como Francis Mallmann e Magnus Nilsson.

Bruno Poletti - 20.jan.2015/Folhapress
O chef Massimo Bottura em jantar em sua homenagem em São Paulo
O chef Massimo Bottura em jantar em sua homenagem em São Paulo

Bottura falou com a Folha, por e-mail, sobre a série. Leia abaixo a entrevista na íntegra.

*

Folha - Como foram o processo de filmagens e as decisões do que era importante para a série?
Massimo Bottura David Gelb e sua equipe nos seguiram por todos os cantos. Nós convidamos eles para dentro das nossas cozinhas e dentro das nossas mentes; para os campos colher uvas para a produção de lambrusco; para ver, cheirar e provar parmigiano reggiano na fazenda leiteira Hombre; para andar pelas ruas de pedra de Modena; para jogar futebol nas ruas.

David e sua equipe foram os únicos que escolheram as imagens e a história para contar. Como eles estavam filmando, escreveram o roteiro com base no que tinham visto e sentido durante as sessões de filmagens, que duraram dez dias. Eu poderia ter escrito de forma diferente, assim como a Lara [Gilmore, mulher dele]. Quando você está falando sobre um restaurante que já passou por tanta coisa, como nós passamos durante esses 20 anos, existem múltiplas histórias para contar sob diferentes ângulos.

Quem você espera que vá assistir ao documentário?
Eu assisti ao documentário pela primeira vez em Berlim, no festival de cinema, quando foi sua estreia. Foi difícil me assistir na tela grande e ver nossa história de 20 anos ser narrada de uma forma tão bonita.

Na verdade, eu não sei quem vai ser o nosso público, mas eu espero que as pessoas que gostam de história sobre paixão e dedicação escolham por assistir à série. Eu ainda não assisti a todos os documentários, mas pelo que escutei, cada um deles é único para o chef e a história por detrás do restaurante. Isso foi o que mais me interessou quando o David veio conversar comigo sobre o projeto. Claro, todo nós adoramos o seu filme, "O Sushi dos Sonhos de Jiro", e é por isso que dissemos sim para ele imediatamente.

Foi uma experiência incrível trabalhar com uma equipe tão profissional e ver o nosso restaurante e nossas vidas através dos olhos deles. Essa é sempre a parte mais interessante de um documentário: o que as outras pessoas enxergam em você. Às vezes você não gosta do que vê, mas não importa o quê, sempre vai te ajudar a crescer e entender-se ainda melhor. Eu nunca gosto de falar sobre os anos difíceis e nossas dificuldades. Eu já passei por eles, mas talvez essas histórias vão ajudar a inspirar chefs a alcançarem seus sonhos. Pelo menos, é o que espero.

Qual é a importância de explicar sua trajetória e processo?
Houve um período, não muito tempo atrás, em que chefs raramente saiam das cozinhas. As pessoas não sabiam nem como eles se pareciam fisicamente ou seus nomes. Hoje em dia tudo mudou. Os chefs têm uma voz que vem acompanhada de grandes responsabilidades. Na Osteria Francescana nós acreditamos que as receitas são gestos sociais e que podem mudar a visão que as pessoas têm sobre comida, agricultura, artesãos e o mundo ao redor deles.

Na Osteria Francescana, nós somos capazes de superar nossos desafios, porque agimos e pensamos como um time e uma família. Essa é a mensagem que gostaríamos de compartilhar com o público. Todo mundo adora a cozinha italiana, mas muitas vezes as pessoas não estão dispostas a deixá-la crescer e tornar-se algo diferente do que eles já conhecem. Hoje, esse é o nosso maior desafio na Osteria, empurrar a cozinha italiana para a frente, a fim de garantir um futuro animado, inesperado e delicioso para a cozinha.

Havia algo que você nunca tinha dito antes? Qual é a importância do relato de 'Chef's Table'?
Como eu já mencionei, o "Chef's Table" é uma série que dá uma voz potente aos chefs. Eu acho que ela é uma série valiosa que lança um olhar sobre comidas de várias culturas, países e pontos de vista diferentes.

O que eu gosto mais sobre ela é a diversidade que oferece para o público, não só geográfica, mas também conceitualmente. Ela mostra como cada restaurante é, o quão difícil é fazer um restaurante funcionar e entra no coração e alma do chef para contar essa história.

Você acredita que exista algo em comum entre todos os chefs que participam do programa?
Eu acredito que todos nós compartilhamos uma crença de que o que estamos fazendo é maior do que nossos próprios restaurantes, conceitos e ideias de cozinha. Nós todos acreditamos profundamente no que fazemos e que nosso trabalho enquanto chefs e restaurateurs tem um significado além de encher barrigas vazias.

Existe uma paixão, obsessão e desejo em comum de não apenas melhorar a gastronomia, mas a agricultura, a nutrição, saúde, ao mesmo tempo em que fazemos as pessoas mais felizes.


Endereço da página:

Links no texto: