Folha de S. Paulo


Bolo de cupuaçu e banana-da-terra frita são parte do café do Norte

A região é dominada pela Amazônia, bioma onde são encontrados produtos como o bacuri (fruto de polpa branca e sabor adocicado), usado em geleias, sucos e bolos.

Segundo o professor de culinária brasileira do Senac Ricardo Frugoli, uma mesa do Norte tem bolos de cupuaçu e macaxeira, banana-da-terra frita, geleia de bacuri, mingau de carimã (farinha de mandioca) e suco de açaí.

Confira receita de bolo podre
Confira receita do bolo puba

O chef Thiago Castanho, do Remanso do Bosque, de Belém (PA), acrescenta que a tapioca molhada com leite de castanha é um clássico da região, assim como o biju de massa puba (feita a partir da mandioca-brava).

Chef do Lá em Casa, em Belém, Daniela Martins adiciona ao cardápio do Norte o bolo podre, que leva farinha de tapioca, manteiga, creme de leite, castanha-do-pará e leite condensado, e a torrada de pupunha com geleia de cupuaçu e bacuri.

MANDIOCA, MACAXEIRA OU AIPIM?

A depender do Estado, a raiz é chamada por um desses nomes –como aipim na Bahia e macaxeira em Pernambuco–, mas todas são da mesma espécie, diz a Embrapa. Há a mandioca-mansa (de uso doméstico) e a mandioca-brava, que é tóxica e a indústria usa para fazer farinha e amido.

É a brava que também dá origem à farinha puba e ao tucupi (este feito com o tubérculo), além da maniçoba (esta feita com as folhas).


Endereço da página:

Links no texto: