Folha de S. Paulo


Biju e cuscuz marcam café no Sudeste; no Sul, pratos têm influência europeia

Mineiro de Belo Horizonte, o chef Frederico Trindade (do Trindade) buscou em suas lembranças da infância as receitas servidas pela mãe e pela avó no café, onde é possível saborear o biju, que leva apenas farinha de tapioca e, depois de assado, pode ser comido com manteiga.

O queijo não pode faltar à mesa, e o chef indica o da serra da Mantiqueira e o da Canastra –este também é usado para rechear a broa de milho verde. Para beber, limonada de "limão capeta", como chamam o limão-galego.

Confira receita do cuscuz paulista
Confira receita de fortaia
Confira receita de polenta cozida com manteiga

Acostumada a viajar para a casa de familiares no interior paulista, a chef Janaina Rueda (Bar da Dona Onça) acabou trazendo para a mesa matinal de sua casa itens consumidos por lá, como o toucinho frito, servido com ovo frito, e o cuscuz de geladeira (cuscuz paulista).

No dia a dia também aparecem bolo de milho cremoso, pão de queijo e café coado, cujos grãos Janaina compra direto do produtor.

No café da manhã capixaba do chef Juarez Campos (Oriundi Ristorante) é possível encontrar a combinação tradicional de café com leite e pão com manteiga.

No entanto, no Espírito Santo existem pratos regionais como a canoinha do bar Santos (pão amanhecido sem miolo, manteiga, presunto e queijo-do-reino), o biscoito Pfefferkuchen (com açúcar mascavo, mel, melado e especiarias) e bananas cozidas com açúcar e manteiga.

SUL

A colonização europeia levou a cultura de diversas nacionalidades para o Sul. De acordo com o chef gaúcho Marcos Livi, do Bar Quintana, em São Paulo, esses imigrantes poloneses, italianos, alemães e até ucranianos trabalhavam na lavoura –e necessitavam, assim, de uma primeira refeição reforçada para o trabalho pesado.

É possível encontrar numa mesa gaúcha desde embutidos, queijos e méis até o feijão campeiro, que leva farinha de mandioca, linguiça, toucinho e cheiro verde.

A chef Manu Buffara, do curitibano Manu, lembra que durante a infância na casa de seus avós, no interior do Paraná, comia logo pela manhã mandioca com melado acompanhado de café com garapa.

Ela também destaca que na região litorânea do Estado os caiçaras comem inhame em substituição ao pão.


Endereço da página:

Links no texto: