Um seminário sobre a cadeia dos peixes será realizado nestas quinta (25) e sexta (26) no Sesc Santana, em São Paulo, e na Unimonte, em Santos. A curadoria é do C5 (Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo), associação formada por cozinheiros, acadêmicos e jornalistas, criada para difundir a culinária brasileira por meio de cursos e da aproximação dos cozinheiros com produtores.
A ideia de fazer o seminário surgiu no restaurante Mocotó, quando o chef Rodrigo Oliveira promoveu um encontro fechado com profissionais do setor no fim de 2013. Ele percebeu que o conhecimento do mercado sobre o assunto era pequeno e resolveu abrir a discussão ao público.
No evento, as mesas de debate serão formadas por biólogos, pescadores e cozinheiros. No dia 25, o seminário "Olhar ao Mar", na capital paulista, começa às 16h, com uma conversa sobre as espécies ameaçadas e as abundantes no litoral brasileiro.
A segunda mesa, às 18h, terá participação do chef Ivan Ralston, do restaurante Tuju.
No dia seguinte, o evento chega a Santos, no litoral paulista. Às 14, reinicia-se o ciclo de debates, desta vez sobre a cadeia da pesca.
Às 16h, haverá o debate "O cardápio em restaurantes: abastecimento e consumidor", coordenado pela chef Bella Masano (do restaurante Amadeus) e com a participação do chef Marcelo Corrêa Bastos (do Jiquitaia).
Com entrada gratuita, as inscrições devem ser feitas pelo e-mail centrocultura culinariac5@gmail.com.