Folha de S. Paulo


Ex-proprietário do restaurante Fogo de Chão cria novo império com pizzaria

O empresário gaúcho Arri Coser, 52, gravita em torno de grandes números. Ganhou US$ 500 mil (à época) num prêmio da loteria federal em 1982, quando tinha 20 anos.

Em 2011, 30 anos após ter comprado a Fogo de Chão em Porto Alegre com três sócios, vendeu a rede para um fundo de investimento por US$ 320 milhões. Àquela época, já havia aberto 23 filiais, sendo 16 nos Estados Unidos.

Keiny Andrade/Folhapress
Retrato do empresário Arri Coser, dono da rede de churrascaria gourmet NB Steak House, na Vila Olímpia
Retrato do empresário Arri Coser, dono da rede de churrascaria gourmet NB Steak House, na Vila Olímpia

Em um sabático, na Europa, começou a rascunhar com a irmã a churrascaria NB Steak, que nasceu em 2013 e já possui seis pontos entre São Paulo e Porto Alegre.

Também em 2013 passou a integrar a sociedade das pizzarias Maremonti, que abre a oitava filial em outubro (av. Brigadeiro Faria Lima, 4.300).

"Esse cara não dorme. Estou aprendendo muito", fala seu sócio e restaurateur Juscelino Pereira (também Piselli e La Cocotte) sobre Arri.

É assim que o filho de italianos –que começou na área como garçom, aos 14 anos– é definido também por outros colegas da área. Dada a sua experiência na gestão de negócios grandes, ele é alvo de consultas frequentes sobre o mercado.

"Quando acontece algo na economia, a gente liga para ele para saber o que vai acontecer", conta Daniel Sahagoff, dono do Cantaloup. "Seu grande segredo é o network. Ele recebe o alto escalão das informações."

O sucesso de Arri, porém, não é atribuído só à gerência de dinheiro, mas também de pessoas. Para ajudar a montar a brigada de tantas casas, ela conta há 15 anos com uma psicóloga. Ele diz que já treinou, ao longo da carreira, cerca de 10 mil pessoas.

Atento ao salão durante a entrevista, parece não festejar o sucesso. "Sempre temos algo a aprender."

Seu modelo arrojado de negócios, no entanto, não é unanimidade entre seus pares. A sociedade com Jun Sakamoto na Hamburgueria Nacional durou pouco, por exemplo, por desacordo das partes com algumas cláusulas contratuais.

Já Ricardo Trevisani, que fundou a Maremonti no litoral paulista, conta que saiu da sociedade por enxergar o negócio de outro modo. "Admiro as conquistas dele, mas a nossa filosofia é diferente."


Endereço da página: