Folha de S. Paulo


'Herdeiras' de chef mexicana, As Lourdetes participam de feira

Na colorida casa dos mexicanos Lourdes Hernández e Felipe Ehrenberg, na zona sul de São Paulo, três meninas circulam com desenvoltura. Movimentam móveis de um lado para o outro, encontram as vasilhas preferidas ("quero usar aquela verde, sabe?") e, na cozinha, tagarelam enquanto picam e refogam.

Pudera. Há quatro anos, elas ajudam o casal a realizar jantares em casa –e cuidam dela quando eles viajam.

Karime Xavier/Folhapress
Da esq. à dir., Karen, Luísa e Katerina, que trabalharam com a chef Lourdes Hernández
Da esq. à dir., Karen, Luísa e Katerina, que trabalharam com a chef Lourdes Hernández

Pois agora que eles estão de partida (o casal volta para o México em setembro), a partir de domingo (10) Katerina Kaspar, 20, Luísa Assumpção, 23, e Karen Gronich, 21, serão As Lourdetes. Venderão os pratos que aprenderam com a chef na feira O Mercado, no Centro Cultural São Paulo.

"Não se trata só da receita, mas de como se faz", diz Katerina. "Com Lourdes aprendemos a 'lidar com a tortilla'. Ela mostra no toque a textura certa", emenda Luísa.

As "herdeiras" prometem fazer cochinitas pibil (carne de porco na pasta de urucum com cítricos e cebola escabeche), carnitas (carne de porco com cerveja) e margaritas.

Na última edição d'O Mercado (em 20/7), a barraquinha ainda levava o nome Salón Calavera, mas foi comandada pelas três –que venderam todas as 500 porções.

"Quando pedíamos para Lourdes experimentar o que íamos vender, ela provocava: 'Se vocês não sabem fazer agora, quando vão saber?'", conta Katerina.

AS LOURDETES
Onde O Mercado (r. Vergueiro, 1.000, Liberdade)
Quando 10/8, das 12h às 20h
Site facebook.com/aslourdetes


Endereço da página:

Links no texto: