Folha de S. Paulo


Confeiteiros entendem opinião de Jamie Oliver sobre brigadeiro

Em visita ao Brasil na semana passada, Jamie Oliver participou do programa "Saia Justa", do GNT –que foi ao ar no último dia 16–, e deu uma declaração que causou polêmica. Ele diz algo como "this is all a load of old shit" (isso é um monte de porcaria), após provar um brigadeiro e um quindim.

A declaração foi dada à jornalista Barbara Gancia, que o levou a um bar no Rio para provar caldo de cana, açaí, quindim e brigadeiro.

Craig Greenhil/Rex
Jamie Oliver participa de programa de TV na Austrália
Jamie Oliver participa de programa de TV na Austrália

A fala gerou burburinho na internet, mas confeiteiros dizem entender o chef inglês.

Juliana Motter, dona da Maria Brigadeiro, precursora da onda de brigadeiros gourmet em São Paulo, compreendeu Oliver: "Se a receita tiver achocolatado, granulado artificial e margarina, ele pode considerar, sim, uma porcaria. Não era um doce gourmet".

Segundo Thiago Bettin, professor de confeitaria do Centro Universitário Senac, o brigadeiro no Brasil está passando por uma leve modificação, deixando de lado o achocolatado para incluir mais cacau, "que vai amenizar o doce e dar mais sabor de chocolate". Historicamente, o brasileiro usa muito açúcar.

O confeiteiro francês Fabrice Le Nud, dono da Pâtisserie Douce France, por exemplo, preocupa-se em colocar menos açúcar em suas receitas.

"O açúcar foi agente de conservação do doce. Uma cocada na Bahia tem validade de quase a vida toda", brinca. Por isso, Le Nud também é capaz de entender o ponto de vista de Oliver. E emenda: "Um brigadeiro sem leite condensado, com xarope de glicose, por exemplo, ficaria melhor."

Laurent Suaudeau, chef francês radicado no Brasil, acha o mesmo: "Não gosto de leite condensado, então nunca fui fã de brigadeiro. Os doces aqui têm muito açúcar".

Essa diferença fica ainda mais aguçada para europeus, acostumados com doces como o "pudim de verão", por exemplo, que combina fatias de pão e frutas do verão inglês, como framboesa e cereja, as "berries".

Após a repercussão, Barbara Gancia saiu em defesa de Oliver no Facebook. Disse que o vídeo foi editado e que ele só afirmou que tudo era uma "porcaria" após ter provado vários outros doces.


Endereço da página: