Folha de S. Paulo


Cafeteria de SP promove curso gratuito para jovens de baixa renda

No dia 26 de julho um evento especial marcará a formatura de quatro jovens de baixa renda da periferia de São Paulo. Eles foram os primeiros participantes do projeto Fazedores de Café, que visa formar baristas profissionais gratuitamente e que foi desenvolvido, com o apoio de parceiros, pelo Sofá Café.

Durante o curso, os jovens estudantes, de 16 a 19 anos, aprenderam sobre a profissão de barista –desde a escolha, armazenamento e torra dos grãos, passando pelo atendimento aos clientes, até como tirar o melhor café das máquinas. Além disso, tiveram instruções sobre como administrar uma casa especialista na bebida.

Divulgação
Caneca do projeto
Caneca do projeto Fazedores de Café, que será vendida nas unidades do Sofá Café

Depois de dois meses de curso intensivo nas dependências do Sofá Café, na unidade de Pinheiros, região oeste, os jovens fizeram estágio de um mês em algumas cafeterias de São Paulo, como o Octavio Café.

O estudante Luis Guilherme Gomes Ferreira, 16 anos, morador do bairro do Grajaú, na zona sul da cidade, sempre quis trabalhar na área de comida. Quando um amigo lhe contou sobre o projeto, correu para fazer a inscrição. Ele conta que aprendeu coisas sobre o café que ele nunca imaginava existirem.

"Existe um grande cuidado com os grãos do café. Se você, por exemplo, colocar a mão nos grãos, a água pode oxidar o café e interferir na qualidade da bebida", conta Luis Guilherme, que mora com a mãe e a irmã e que depois da formatura no curso espera ter a oportunidade de continuar na área de alimentação.

No evento do sábado (26/7), os formandos serão os responsáveis por toda a operação da unidade de Pinheiros do Sofá Café. Eles servirão os clientes durante todo o dia e serão avaliados nos quesitos qualidade do atendimento e dos produtos.

No dia também haverá o lançamento de uma linha de produtos Fazedores de Café, com xícaras, cafés especiais e camisetas personalizadas. Os preços variam de R$ 20 a R$ 35.

Parte da renda será revertida para a segunda edição do curso, com início previsto para setembro. Quem estiver interessado em participar deve solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail cursos@sofacafe.com.br.

O curso é gratuito e voltado a jovens de baixa renda, acima de 16 anos. Os candidatos deverão ter cursado o ensino médio ou estar matriculados na escola.

FAZEDORES DE CAFÉ
QUANDO 26/7, das 10h às 18h
ONDE Sofá Café, r. Bianchi Bertoldi, 130, Pinheiros; tel. 11/3034-5830; sofacafe.com.br


Endereço da página:

Links no texto: