Folha de S. Paulo


Criada na Itália, pizza tem um dia só seu em São Paulo

Talvez o prato mais paulistano de todos, a pizza foi inventada pelos italianos e em São Paulo tem um dia só seu: 10 de julho, o Dia da Pizza.

A data é comemorada desde 1985, quando o então secretário de turismo Caio Luiz de Carvalho promoveu um concurso estadual para eleger as dez melhores receitas de marguerita e mozarela.

O evento fez tanto sucesso que Carvalho escolheu o dia de encerramento, 10 de julho, como data oficial para homenagear as redondas.

A origem da pizza não é muito certa, mas a iguaria foi sim inventada pelos italianos. Acredita-se que antes de Cristo os fenícios costumavam acrescentar carne e cebola em cima do pão, que tinha aspecto achatado semelhando ao pão sírio.

Mas a iguaria teria adquirido o aspecto moderno somente no século 16, com a introdução do tomate na Itália. O alimento vinha da América e acabou se tornando um dos mais importantes ingredientes da pizza.

No último dia 3 de junho, a pizza marguerita fez aniversário e completou 125 anos de sua criação.

A receita foi inventada pelo chef Raffaele Esposito, da Pizzaria Bandi al Palazzo, em homenagem a Sua Majestade, a rainha Margherita. A primeira pizza do tipo trazia somente tomate, mozarela e manjericão, representando as cores da bandeira da Itália - vermelho, branco e verde.

Aqui no Brasil a pizza tem um aspecto diferente da consumida na Itália. Os italianos costumam preparar pizzas individuais, e não para dividir como nós, e elas têm o tamanho de um prato raso.

Também costumam ter menos ingredientes e um dos nossos grandes hits, o Catupiry, não é visto nas de lá.

O responsável pelo Campeonato Mundial da Pizza (realizado todos os anos na Itália), David Mandolin, afirma que não existe uma receita perfeita para a pizza. "Sinceramente não existe a pizza perfeita. Em minha opinião, ela precisa ser simples, com ingredientes de qualidade, o que é extremamente importante, e com uma massa perfumada", arrisca Mandolin.

"Mas, por outro lado, podemos dizer que, para o pizzaiolo, a pizza perfeita é aquela escolhida por seu cliente", brinca. E nada melhor do que comemorar a data comendo uma pizza.

Diversas pizzarias em São Paulo estão oferecendo descontos e vantagens para os seus clientes. A rede 1900 está oferecendo hoje 50% de desconto em todas as pizzas do cardápio.

Já a Pizzaria Família Presto oferece ao público um jantar especial com pizza gourmet, como a versão Predileta, preparada com linguiça artesanal apimentada e ricota de búfala.

A tradicional pizzaria Speranza não dará descontos, mas mimos a seus clientes. As mesas que tiverem as contas superiores a R$ 200 levarão para casa um vinho cabernet sauvignon de presente. Além disso, ganharão um vale-sobremesa para o próximo jantar na casa.

Agora é fácil. Basta escolher o seu sabor preferido e comemorar o Dia da Pizza da melhor maneira: comendo uma deliciosa pizza.


Endereço da página: