Folha de S. Paulo


Em eventos, "trucks" de bebidas driblam proibição a álcool nas ruas

Apesar de a lei que regulamenta a comida de rua em São Paulo proibir a venda de bebidas alcoólicas, a cidade vem ganhando "trucks" especializados justamente em vinho e cerveja.

Os furgões não burlam a lei: a exemplo dos primeiros carros de comida, estacionam em terrenos particulares, eventos e feiras gastronômicas.

"É mais fácil entrarmos nesses eventos com bebidas, que harmonizam com os pratos e não competem com eles", diz André Fischer, sócio dos trailers Los Mendozitos.

Os furgões de vinhos argentinos, criados em abril, estacionam em pontos a exemplo do Butantan Food Park e, vez ou outra, ocupam por um dia o estacionamento de lojas como A Queijaria, na Vila Madalena, zona oeste.
Em breve, o mesmo Food Park deverá receber cervejas trazidas pela Uniland –a importadora criou seu "beer truck" também em abril.

"Fomos cerceados pela lei, mas felizmente temos ganhado cada vez mais eventos e pontos como esse", diz Mário Reuter, dono da marca.

Outras iniciativas partem de bares como Pirajá e Astor –que criaram, respectivamente, um carrinho de caipirinhas e um furgão.

E ainda tem gente sem marcas por trás: a designer Karla Aleto criou um projeto de financiamento coletivo para viabilizar a Kombreja, van adaptada para a venda de cervejas. O projeto, que também pode sair com a ajuda de patrocinadores, não tem data para chegar às ruas.

PARCERIAS

Outro drible ao veto ao álcool na comida de rua são as parcerias entre "food trucks" e empórios de cerveja.

Os carros de comida estacionam por uma noite em lojas como Empório Sagarana e Capitão Barley –que não costumam servir mais do que tábuas de queijo ou porções de amendoim. Assim, a bebida fica por conta da loja, e a comida, dos "trucks".

Furgões desse tipo incluem o Holy Pasta, de massas e sanduíches, o Fichips, do peixe com fritas tipicamente inglês, e o Buzina Food Truck, que faz até pratos como frango ao curry e salada de abóbora com queijo de cabra.

"Com a parceria, vendemos comida com cervejas especiais, com as quais não trabalhamos", diz Márcio Silva, do Buzina. "Ainda temos contato com públicos novos, que não necessariamente conhecem a comida de rua."

ONDE ESTÃO

'BEER TRUCKS'

ASTOR: facebook.com/bar.astor
BEER TRUCK: uniland.com.br
KOMBREJA (EM PROJETO): facebook.com/kombreja
KOMBIER: facebook.com/kombier
LOS MENDOZITOS: facebook.com/LosMendozitos

LOJAS COM 'FOOD TRUCK'

BEER4U: beer4u.com.br
CAPITÃO BARLEY: capitaobarley.com.br
EMPÓRIO ABBATEPIETRO: (11) 3647-9091
EMPÓRIO SAGARANA: emporiosagarana.com.br
LET'S BEER: letsbeer.com.br


Endereço da página:

Links no texto: