Folha de S. Paulo


Aplicativo que reconhece vinhos pelo rótulo ganha versão em português

O aplicativo para smartphones Vivino, que reconhece vinhos por meio da imagem do rótulo, ganhou nesta terça-feira (20) sua versão em português.

A ideia do app, disponível apenas em inglês desde 2012, é funcionar como um banco de dados mundial de vinhos; sua inspiração foi o site IMDb, sobre a indústria do cinema.

Hoje, segundo o fabricante, 4 milhões de pessoas já o baixaram –sendo 550 mil no Brasil, que está entre os três países que mais fizeram download do programa; a expectativa, com a versão em português, é atingir 1 milhão de downloads no país até o final do ano.

Além de simplesmente identificar o rótulo por meio de foto –e fornecer as informações básicas do vinho, como o produtor, a vinícola, a safra e as uvas usadas–, o aplicativo tem funcionalidades interativas.

Ele permite, por exemplo, avaliar a bebida e ler comentários de outros usuários, obter opções de harmonização com a bebida, receber sugestões de rótulos com base nas preferências registradas e descobrir pontos de venda (são mais de 715 mil lojas cadastradas no mundo).

O banco de dados do Vivino tem, hoje, uma "adega virtual" de 3,5 milhões de rótulos, de quase 150 mil vinícolas –23 mil vinhos são brasileiros. O fabricante ainda garante conseguir incluir um rótulo no banco em até dois dias.

Além de português, o aplicativo ganhou versões em francês, espanhol, italiano e alemão.


Endereço da página:

Links no texto: