Folha de S. Paulo


Restaurante espanhol mais antigo de São Paulo completa 56 anos

Há 57 anos, o toureiro Francisco Rios Dominguez (1912-2002) trocou a Espanha pelo Brasil. No ano seguinte ele mudaria também de profissão e abraçaria a atividade que exerceu por toda a vida: dono do restaurante espanhol mais antigo da cidade, o Don Curro, ao lado da esposa Carmen Escalona García Rios (1918-1995).

Inaugurada em 13 de maio de 1958, sob o nome Marisqueria Playa Grande, a casa completa 56 anos de atividade ainda com a família à frente dos negócios. Hoje são dois filhos do casal, José Maria e Rafael Rios, que comandam o restaurante. "No início, era um bar-restaurante simples na Água Rasa, sem funcionários. Minha mãe ficava na cozinha e meu pai no salão. Eu, com dez anos, ajudava", conta José Maria.

As receitas de dona Carmen, que aprendeu o ofício com uma tia, cozinheira do palácio real de Granada, ganharam fama rapidamente. A simpatia de Francisco também. Sempre entre as mesas, contando histórias da Espanha aos clientes, logo passou a ser chamado por seu nome dos tempos de arena: Don Curro.

Em 1966, por insistência dos clientes, Don Curro -o toureiro e o restaurante, agora oficialmente sob o nome- se mudou para o imóvel atual, em Pinheiros. "Durante todos esses anos mantivemos a qualidade, com normas rígidas. As receitas ainda são as da minha mãe, que a gente guarda a sete chaves", diz.

Na terça-feira, dia 13/05, em comemoração ao aniversário da casa, clientes recebem uma taça de Cava Rosada como cortesia.

Confira receita de tortilla de batata com camarão.


Endereço da página:

Links no texto: